um ano.
um ano se passou desde que minhas duas gatinhas adoeceram ao mesmo tempo. um ano das cirurgias da bijoux e da muriel.
um ano daquele março dificílimo, onde tirei forças não sei de onde - e sei: dos amigos, de amado marido, do imenso amor que sinto por elas e de são chiquinho, que não me desamparou nunca.
um ano desde as internações, as cirurgias, as transfusões, os exames, as recuperações. dos esquemas de remédios, que eu não quero nem lembrar. um ano do tempo em que eu tinha medo o tempo todo. medo delas morrerem, medo delas morrerem por minha culpa, por minha falha.
muriel não está mais conosco. e está. está em cada vez que eu vir um gatinho bebendo água da outra margem do pote, como ela fazia. está em cada ratinho. está nas vezes que canto as músicas que fiz para ela. e todas as vezes que vejo o ímã de gatinho branco na geladeira.
e bijoux, minha pequena guerreirinha, está aqui, tomando remédio dia sim, dia não. hematócritos perfeitos, glicose em nível aceitável, pesando 4,500 kg. ela está aqui graças a todos que nos ajudaram; ao pessoal da bichos e caprichos: dra kátia, dra fran, dra cris, dr marcos, dra vânia. ao pessoal da gatos & gatos: dra heloísa justen, a maior, a melhor, a mais fantástica veterinária de gatos do mundo todo. à alessandra e marcos, que me apoiaram quando mais precisei. à anita e ao otto, gato-herói. a todos daqui que rezaram, que pediram por elas. helga, meu amor, sorriso de maria. mauricéia, carmen, ana paula, fal, carla san. todo mundo que pediu de longe, hetie, um beijo, cecilia, ila, gil, expe, outro beijo. gi, que sempre teve fé, acendeu velas e me iluminou também. giorgia, que ama os gatos. biau, manamiga. clara beauty, querida e linda, que me levou pela mão e me apresentou ao pessoal da lista gatos, minha tribo, meus gurus, meus amigos. obrigada a todos vocês que eu não disse o nome.
maria alice, que torceu tanto por minhas gatinhas e escreveu coisas lindas aqui no blog, já cruzou a ponte e está junto com muriel, do lado de são chiquinho. minhas queridas, saudades imensas de vocês.
obrigada a todos. por tudo. por um ano que passou e reforçou que a amizade pode até ser virtual, mas os sentimentos são fortes e verdadeiros.