98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

28.10.06

gil está aqui no rio, e ontem fomos ver a exposição do aleijadinho no ccbb.

muito bonito, e tal, e coisa. mas o que me emocionou, o que me arrepiou, o que me deu a sensação do sagrado foi uma ala da exposição com os tapetes de serragem e sal que fazem na semana santa.

há uma imagem de jesus crucificado, tapetes de um lado, do outro, e no meio tapete com placas de vidro para a gente andar em cima. não podia tirar foto, claro, mas até a condensação de água formada nessas placas era bonita. ali eu senti a força da fé de quem trabalha nisso para a procissão passar por cima.

lembrei dos monges tibetanos que fazem mandalas de areia... passam um tempão fazendo uma, linda, rica, detalhada, para desfazer assim que fica pronta.

claro que eu fiquei emocionada por ver tanto santo bonito, uma nossa senhora das dores com sete espadas cravadas no peito, conheci santa ifigênia, que nunca tinha visto, e as santas mães, que já ganharam minha devoção (sant´anna e nossa senhora, com o menino jesus no meio). claro que mexe com a gente saber que, com essas mãozinhas perfeitas que Deus me deu não sou capaz de fazer um milésimo de escultura que aleijadinho foi capaz.

mas o tapete da semana santa, ele sim, me baqueou.




Esta é uma imagem das Santas Mães; não sei se é a mesma da exposição aqui do Rio, sei que não foi feita por Aleijadinho. Não conhecia esta devoção, e achei lindo. Nossa Senhora é a mais jovem, Sant´Anna tem o véu nos cabelos e oferece um cacho de uvas ao Menino Jesus. Não sei a razão das uvas, quem souber me explique... na imagem de Nossa Senhora da Esperança, abaixo, o Menino Jesus oferece um cacho de uvas à pomba (será o Espírito Santo?)



Nossa Senhora da Esperança




2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Se não em engano a Santa Anna é a mãe de Maria... agora o lance das uvas não sei não...

3:20 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Mais detalhes da Santa Anna (mas ainda não descobri o mistério das uvas)

http://www.cademeusanto.com.br/santa_ana.htm

3:21 PM

 

Postar um comentário

<< Home