98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

10.4.02



Esta é a princesinha Aiko, do Japão, no colinho da princesa Masako, a senhora mãe dela. Diga se não é uma bonequinha! Tá vendo a roupinha da neném? Feita da seda produzida na criação dos bichos-de-seda que a imperatriz do Japão tem. Chique, né?
A menininha é filha do herdeiro do trono, príncipe Naruhito, e pode vir a ser a primeira imperatriz do Japão em muitos séculos. Isso porque a vó dela é só a mulher do imperador, não tem esses poderes todos não. Então, se não nascer um irmãozinho, a lei pode ser mudada para ela ascender ao trono do crisântemo.
E tem mais: o nome dela só vai ser Aiko (filha do amor, em uma tradução mais livre. Ai é amor e Ko é criança) até a juventude, quando assumirá seu nome definitivo, princesa Toshi. (desculpem, mas não descobri a tradução de Toshi.)
Esta foto foi tirada durante uma cerimônia em homenagem a ex-imperadores e deveria ter sido realizada quando a princesa completasse 50 dias de vida. Só que o tempo estava muito frio, e só aconteceu quando a princesa tinha quase três meses. Como parte da cerimônia, Aiko e seu avô, o imperador Akihito, fingiram beber saquê, para trazer fortuna e boa sorte à família imperial japonesa.