98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

14.4.10


algumas coisas que eu aprendi com a doença da bijoux:

1 - se seu gato está agindo estranho (por exemplo, comendo a areia do banheirinho) não espere para ver se continua. leve o gato no veterinário o quanto antes. gatos adoecem rapidamente, devido ao metabolismo, e o que não era grave num dia pode ser grave no outro.

2 - nunca espere para fazer um exame depois do fim de semana. pode ser tarde demais. ande, corra, cozinhe o juízo do seu veterinário. ele tem outros pacientes para se preocupar; o seu gato (ou cachorro, ou hamster, ou calopsita ou jibóia) é SUA prioridade. corra atrás.

3 - cerque-se de amigos. amigos conhecem pessoas, amigos indicam veterinários, amigos dão uma força, amigos dão colo. amigos ouvem e têm boas idéias. foi através de amigos (a alessandra e o marcos) que conseguimos o primeiro doador de sangue para a Bijoux, o gato Otto.

4 - bicho não tem plano de saúde e o tratamento é caro. vai ser um desfalque na sua conta, mas é assim com todo mundo. pode conversar que você chega num acordo que vai caber no seu bolso, nem que seja parcelando.

5 - seja organizado. escreva toda a história da doença do seu bichinho, faça um cronograma. na hora da consulta você pode esquecer alguma coisa. faça um esquema com os horários dos remédios, marque um X depois de dá-los ao seu bichinho. leve esses papéis ao veterinário. guarde todos os exames e esses papéis numa pasta ou num envelope. ajuda prá caramba.

6 - como aqui foram duas doentes ao mesmo tempo (muriel recém operada de câncer de mama e bijoux anêmica e depois recém-operada do baço-monstro) pegue duas embalagens de plástico (as de sorvete são perfeitas) e escreva o nome dos doentes. os remédios ficam dentro. caso prefira mais segurança, escreva o nome no frasco ou na cartela. cole o esquema dos remédios acima delas.

7 - eu quase dei a dosagem errada do remédio da bijoux uma vez porque estava cansada e confundi os frascos. peguei a caneta de escrever em cd e escrevi, na tampa, a inicial de cada remédio. nunca mais errei.

8 - se vai dar comprimidos pela metade, compre um cortador de comprimidos na farmácia. é barato, algumas dão como brinde. se o comprimido for de cartela, deixe a parte metálica de um e cole um pedacinho de esparadrapo por cima, permitindo abrir e fechar sem problema. desse jeito, a metade que você guardar não vai se perder ou se sujar com alguma coisa.

9 - horários de remédio são sagrados, mas cinco minutos a mais ou a menos não fazem seu bichinho correr risco de vida. a não ser que o veterinário diga isso.

10 - respire. respire. respire. você tem que ficar atento e forte por seu bichinho. não enlouqueça. seus amigos, seus amores vão entender que você está passando por um momento difícil. aceite ajuda. você não vai conseguir se distrair se a doença for grave, mas é necessário comer, dormir e manter o nível mínimo de sanindade.

11 - e o mais importante - não desista. lute por seu bichinho enquanto ele lutar.

12 - a Clara Beauty avisa:
- Não mate o seu gato antes da hora. Suspeita de alguma doença não significa que o gato a tenha. E mesmo que fique comprovado que ele tem um câncer, não quer dizer, necessariamente, que ele não possa ficar curado. Esgote todas as possibilidades antes. A esperança é a última que morre.

6 Comments:

Blogger Mama and Papa said...

Voce eh um doce mesmo....
Bbbbeeeeiiijjjoooossss
Hetie

10:05 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Obrigada pela lição, Telinha, vou imprimir e guardar, já perdi uma por ignorância minha e do vet. Agora sou mais cuidadosa.
E, parabéns... vc é uma vitoriosa.
Beijos
Maria Alice

10:04 AM

 
Blogger stella said...

Hetie, minha flor, um beijo bem grande prá você :D

Minha querida Maria Alice, nós também perdemos um gato por não saber o que fazer; também fomos mal orientados por veterinários. Fico feliz em poder ajudar, e a vitória é nossa, porque suas orações fizeram muito por Bijoux :)

10:22 AM

 
Blogger Helga said...

Eu to tão, tão feliz por Bibi e Muriel que nem sei.
Mas eu tinha muita fé que o resultado seria esse mesmo, Bibi posando de gata pin up com a barrig rosa à mostra (gata da PlayCat) e Muriel dormindo tranquila na cadeira, as duas bem, lindas e curadas. Amém, São Chiquinho.

6:18 PM

 
Blogger Carmen said...

Kkkkkk, a "PlayCat" foi ótima!!!

12:44 PM

 
Blogger stella said...

helga, doce helga :) playcat foi demais, foi a dose de leveza que eu precisava hoje! :D

Carmen, concordo com vc! :D

8:41 PM

 

Postar um comentário

<< Home