98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

12.4.07

Recebi este comentário:

Vez ou outra visito seu blog pois amo gatos e vc sempre tem uma historinha bacana pra contar. Mas vou te questionar: porque vc castrou somente as fêmeas? Machismo felino? A castração é uma benção pros machos também, pois previne vários tipos de câncer e prolonga o tempo de vida dos bichanos (praticamente dobra). Além do que elimina o estresse e os miados tristes dos machos presos em apartamento, que farejam as gatas no cio, mas não podem alcança-las.A recuperação é rapidíssima, pois o corte no saquinho é mínimo. Presenteie o Atum e Jean Luc com isso, vc vai ver como eles vão viver melhor.Beijoca,Fabiana.


Querida Fabiana,

A gente não castrou o Atum por dois motivos:
1) queríamos ter filhotes dele
2) agora que os filhotes estão aí, não vamos castrar pq ele já tem 15 anos e um fígado ruinzinho que talvez não suporte uma anestesia.

Não castramos o Jean-Luc não foi por machismo, não. É que ele é o portador da carga genética: um dia ele terá filhotes que serão netos de Atum e Bijoux, continuando a história que vivemos hoje. E isso não tem preço nem tem Mastercard que pague.

Mas pq castramos todas as meninas?
Simples: Cuidado com a saúde delas (nunca mais vamos correr às pressas atrás de um ultrassom como no caso da Muriel com piometra gravíssima) e pq não queríamos aturar cios. E sem os hormônios em fúria das meninas, os machinhos da casa vão ficar sossegados.

Mijos pela casa prá marcar território são chatos, mas para isso tem desinfetante. Ver minha família felina crescendo saudável e cheia de amor vale esses aborrecimentos.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu li o seu post sobre a castração dos gatos machos, e queria fazer um questionamento. Você acha realmente que tem sentido, considerando a imensa quantidade de gatos sem lar que existem por aí, abandonados em abrigos, ou nas ruas, sem casa, comida, remédios, que os gatos domésticos devem reproduzir? Eu tenho uma amor enorme pela minha gatinha, mas não vejo nenhuma necessidade de preservar a carga genética dela (aliás, nem a minha, se um dia tiver filhos, não vai ser por esse motivo). O amor que temos pelos bichinhos é independente de filho de quem eles são. Você não vai deixar de amar um filhotinho abandonado porque não é filho/neto/bisneto dos seus gatinhos. E esse filhotinho abandonado ganha uma chance de sobreviver ao ser adotado por uma família que gosta tanto de gatos.

Além disso, o fato das outras gatas serem castradas não diminui o stress do macho não castrado, porque eles sentem de longe o cheiro de outras fêmeas, e não têm como ir atrás delas.

12:32 AM

 
Blogger stella said...

oi daniela

seus argumentos são bons, é verdade, mas como eu disse, a gente quer continuar a história da nossa familinha.

somos responsáveis, nunca abandonaremos filhotes por aí e encontramos um lar maravilhoso para a chantilly, a única da ninhada que foi adotada. o pai e a mãe adotivos dela têm duas outras gatas e já castraram a bebéia.

dentro desses parâmetros, não acho que estamos fazendo nada de errado.

estamos felizes assim.

7:50 AM

 
Blogger stella said...

deh,

é isso mesmo, amor independe de laço de sangue, mas foi nossa escolha e estamos felizes com ela. a turminha fez oito meses ontem e a gente sabe que tá só no comecinho da história!

1:52 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Entendi e agradeço sua delicadeza de levar em conta meu comentário, embora não consiga concordar com suas razões. Sou defensora incondicional da castração (até para seres humanos!). O abandono é uma realidade macabra, a crueldade está na porta ao lado e fatalidades acontecem. E nunca, em tempo algum, será possível garantir que todos os descendentes gerados viverão felizes para sempre. Este controle é ilusório.
Beijão e fiquem bem.

4:35 PM

 
Blogger stella said...

oi, Fabiana,

Nunca, jamais, em tempo algum dá para ter certeza de tudo.

9:19 AM

 

Postar um comentário

<< Home