98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

10.10.06

e começa o dia com uma notícia muito triste.

Cine São Luis fecha as portas no fim do mês

O Grupo Severiano Ribeiro, exibidor que administra o Cine São Luiz, no centro do Recife, anunciou que procura parceiros da iniciativa privada ou pública para transformar a sala de exibições em centro cultural. O objetivo é tornar o cinema economicamente viável e conservar a tradição do local, que foi inaugurado em setembro de 1952 e é considerado patrimônio histórico da cidade.

O São Luis começou a sofrer com a concorrência dos cinemas de Shopping no final da década de 80, a exemplo de outras salas de exibição da cidade, como os cinemas Moderno e Veneza, que fecharam as portas nos anos noventa. Com a proposta de parceria, o grupo Severiano Ribeiro pretende repetir no Recife o mesmo modelo adotado nos Cine São Luis Fortaleza, no Ceará, e Cine Olympia, em Belém do Pará.

Segundo nota divulgada à imprensa, o Grupo Severiano não pretende repassar o local para igrejas. A direção da empresa deseja conservar o cine São Luis de Recife em prol da cidade e da cultura local. Enquanto procura parceiros comerciais para dar andamento a este projeto, a empresa informa que no final do mês o cinema não estará mais funcionando.



eu sei que é inviável a manutenção do cinema de rua. o veneza fechou. seus vitrais tão lindos agora só na memória. o moderno virou insinuante - isso, depois de passar pela fase decadente "pornô+karatê". o art-palácio virou igreja universal. mas o são luis, caramba. o são luis dói na alma.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

pois é, menina. deviam ter feito com ele igual fizeram com o espaço unibanco aí no Rio. ou o Roxxy!

8:09 AM

 
Blogger Bastidores said...

Tens razão, essa menina... Dói na alma, principalmente de quem conheceu o cine São Luiz no auge. Beijo.

4:35 PM

 
Blogger stella said...

oi Rodolfo, eu vi Os Caçadores da Arca Perdida no São Luis, tava lotado, sentei no chão, foi uma loucura, bom demais. cinemão de primeira.

8:26 PM

 
Blogger Lucas Landau said...

Eu sabia que já tinha ouvido aquela voz.
Quando você disse "É a Stella" eu lembrei da onde.
:)

Beijos

9:58 PM

 
Blogger stella said...

dos filmes dos gatinhos! :)

8:53 AM

 
Blogger Lucas Landau said...

Isso!
:))

2:00 PM

 

Postar um comentário

<< Home