98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

20.3.05

Deprimente o episódio de hoje da série Questão de Peso com Dr. Dráuzio Varela no Fantástico!

Para quem não acompanha, esta série fala das questões negativas para a saúde que a obesidade traz. Já falou de remédios para emagrecer, efeito sanfona, obesidade na infância e hoje foi a obesidade em adolescente.
Pois tá lá a menina, 15 anos, deprimida, sem amigos, hostilizada na escola, abrindo o coração com todos os dramas que só quem tem 15 anos e se sente rejeitada sabe fazer. Que nunca encontrou um menino que gostasse dela e que achava que isso nunca ia acontecer. Quem não teve esta sensação na adolescência, gorda ou magra? Insegurança, medo, drama fazem parte de se ter 15 anos! Mas pelo fato da menina ser mesmo bem gordinha, a coisa entrou naquele círculo vicioso de sou gorda porque ninguém gosta de mim e ninguém gosta de mim porque sou gorda.
Fiquei possessa com a tendenciosidade da reportagem. O doutor disse que o preconceito contra gordos existe, sim. Descobriu a pólvora! O importante é mostrar que há gordinhas felizes, do mesmo jeito que há magrelas felizes e magrelas anoréxicas. Não é emagrecendo que se resolvem todos os problemas da adolescência! Pois tá lá a menina, que bravamente faz o seu regime e seus exercícios, que se cuida no centro de tratamento de obesidade do hospital das clínicas e já perdeu 22 kgs em menos de um ano, contando com apoio psiquátrico inclusive. O que ninguém mostrou na reportagem é que ela não é uma gorda deprimida, é sim uma adolescente que está deprimida e que é gorda!
Dá para o Fantástico avisar para o Brasil que há deprimidos de ambos os sexos e em todas as cores, idades e tamanhos?
Tou irritada, não tenho palavras para descrever minha preocupação com a menina. Se expor desse jeito é mundo-cão demais. Chegam a ser constrangedoras as cenas do diário em vídeo dela, chorando na frente da câmera por ser gorda e pelo menino que ela gostou esnobar seus sentimentos.
Não dá! Respeito é bom e eu gosto!

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Telinha,
Sem querer ser repetitiva, mas concordo novamente com sua opinião...Não vi esse quadro nesse dia, mas pelas chamadas já vi que vinha o velho mote de "não se pode ser feliz estando gorda". Sou a prova contrária desse mito...E conheço gente magra e infeliz...beijos

12:43 AM

 

Postar um comentário

<< Home