98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

11.8.04

Lirinha é o ensaio da TPM!

Não há como negar a força do Cordel no palco. E Lirinha parece estar possuído. Só de ouvir dá um negócio no pé da barriga, uma nuvem baixa na cabeça e eu me arrepio toda.

Daí que ele diz que falar poesia em particular desconcerta. ou seja: palco é uma coisa, vida real é outra. Lirinha é tímido. Lembrei de Rita Hayworth dizendo que os homens iam para a cama com Gilda e acordavam com ela.

Lirinha só se revela sob as luzes. Força da natureza. Trovoada em dia de céu limpo. No mais é só um menino, um matuto de Arcoverde. Matuto, sim, sem preconceito na palavra, matuto como eu, que me criei no interior de Pernambuco. Menino pelo qual eu nutro profundo carinho, e agora vejo na Trip fazendo fotos com uma carinha de mamãe me adote.

Lembro de como eu achava Chico Science lindo, apesar de ser um cara absolutamente normal, quinhentos outros iguais nos ônibus de recife. Porque a beleza do Chico vinha de dentro. De como eu adorava o clipe de Manguetown com ele sujo de lama, parecendo um bichinho. Ele namorava uma colega de faculdade, a Duda, menina com a qual eu tinha uma cordial e distante convivência.

Daí Chico morreu e eu acho até hoje uma injustiça. E eu sei que Lirinha não vai gostar se um dia ler isso aqui, mas... rei morto, rei posto. Viva Lirinha, viva o Cordel do Fogo Encantado.