98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

11.9.02

vi hoje um filme que me tirou o fôlego: um anjo em minha mesa, da jane campion. é a biografia de uma escritora neozelandeza, Janet Frame. dói e é lindo e faz acreditar na nossa força. me fez pensar muito na minha infância/adolescência, quando eu escrevia e desenhava pilhas de papel... e hoje, escrevendo no blog. isso me lembra uma pergunta que me fizeram, pq eu escrevo o blog. pq gosto de escrever e gosto de ser lida, eu disse.
mas, voltando ao filme. olha o que eu achei no imdb.

Janet Frame grows up in a poor family with lots of brothers and sisters. Already at an early age she is different than the other kids. She gets an education as a teacher but since she is considered abnormal she is locked up in a mental institution for eight years. Success comes when she starts to write books

mas é muito pouco. não fala das mortes que ela enfrentou, da crueldade que era a escola e depois da maravilha que foram os novos professores, da imensa timidez nas festas (ponto em comum comigo), do amor que viveu na espanha (que eu tb quero viver) e do triste diagnóstico de esquizofrenia, que a fez passar oito anos (OITO!) num hospital psiquiátrico, e da quase lobotomia que ela sofreu (foi salva na última hora pq um livro dela ganhou um prêmio). e era óbvio que ela não era esquizofrênica, para seu grande espanto. pois, se era """"normal""", a quem pedir ajuda? Pois Janet escapou de armadilhas (como um cara interessado nela que dizia o tempo todo para ela parar de escrever e ir trabalhar em algo respeitável) e continuou escrevendo - e como seus livros são bons! e deve estar escrevendo até hoje.

ela é considerada a melhor escritora da nova zelândia e, em 55 anos de carreira (ela nasceu nos anos 20), publicou 12 romances, 4 coletâneas de contos, uma de poesia e três volumes de autobiografia. quer saber mais? o google tá aí para isso mesmo.