98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

7.2.02

agora que fred vai dizer que pernambucano é mesmo metido a besta, mas o que eu vou fazer? Alceu gravou o hino em ritmo de frevo, todo mundo já me disse que é lindo e eu ainda não ouvi.

Hino de Pernambuco
Letra: Oscar Brandão
Música: Nicolino Milano

Coração do Brasil, em teu seio,
Corre sangue de heróis - rubro veio,
Que há de sempre o valor traduzir,
És a fonte da vida e da história
Deste povo coberto de glória,
O primeiro talvez do povir!

Estribilho
Salve ó terra dos altos coqueiros,
De beleza soberbo estendal!
Nova Roma de bravos guerreiros,
Pernambuco imortal! imortal!

Esses montes e vales e rios,
Proclamando o valor dos teus brios
Reproduzem batalhas cruéis.
Do presente és a guarda avançada,
Sentinela indormida e sagrada,
Que defende da pátria os lauréis!

Salve ó terra...

Do futuro, és a crença, a esperança
Desse povo que altivo descansa
Como atleta depois de lutar!
No passado o teu nome era um mito,
Era o sol a brilhar no infinito,
Era a glória na terra a brilhar!

Salve ó terra...

A República é filha de Olinda,*
Alta estrela, que fulge e não finda
De esplendor com os seus raios de luz.
Liberdade um teu filho proclama,*
Dos escravos o peito se inflama
Ante o sol dessa terra da cruz!

Salve ó terra...

Notas:
*o primeiro grito de república nas américas foi dado em Olinda
*Joaquim Nabuco

e tem mais... olha a Gil me matando de inveja: Ela me disse que são sete as versões do hino, veiculadas apenasmente em Pernambuco, o que está me deixando com brotoejas de curiosidade : mangue, frevo, maracatu, forró, banda sinfônica e coral, banda sinfônica instrumental, orquestra sinfônica e coral e, por último, orquestra sinfônica instrumental.
Só não entendo o porquê de tantas sinfônicas... Anna Barbara, qual a diferença disso tudo aí?