98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

10.4.09

bom, o que tem menos em parati é brasileiro. vi italianos, muitos italianos, turistas ou donos de sorveterias e restaurantes. tinha argentino também, pois eu vi muitos restaurantes no estilo "parrillada". no hotel tinha uma família francesa, com um menininho loiro de uns quatro, cinco anos no máximo, que apareceu descalço, descabelado e de pijaminha no café da manhã. eu quase roubei ele para mim, mas aí a maman dele falou o "bonjour" mais fofo do mundo, e eu mudei de idéia :D ouvi um ou outro falando em inglês e, claro, tinha que ter japonês na história.

mas no ônibus de volta para casa me apareceu um grupo de uns oito jovens portugueses, na casa dos 20 anos, e que fazia um barulho de responsa, ó pá. tinha duas criancinhas no ônibus, mas eles vieram justo atrás da gente e tinha hora que eu esquecia que eu tinha sido tão barulhenta quanto eles naquela idade.

paraty é a coisa mais linda do mundo com o calçamento mais assassino ever. apesar dos meus inúmeros cuidados, como andar feito bêba me agarrando nas paredes, levei um baque bonito, com direito a um moleque francês rindo de mim. pelo menos disfarçou, o peste. eu levantei na hora e fiz que não era comigo, e fui mancando pro hotel.

o hotel é outra coisa... gente, que lugar lindo. a varanda abre pro cais. então eu via o mar entrando na cidade, a lua, o sol, os coqueiros (há dúvidas se eram coqueiros, não tinham cocos) e os barcos e os cachorros de rua e os bem-te-vis (gente, paraty deve ser a capital mundial do bem-te-vi)

não passeamos de barco. deixamos como a saideira antes de voltar para casa e o dia amanheceu chovendo, chovendo... só abriu perto do meio dia e nosso ônibus era uma e vinte da tarde. que saco, vamos ter que voltar depois ;)

comemos muito e bem. muito peixe. gente, comemos peixe todos os dias. a melhor peixada ever, desde as que minha mãe fazia (deixou de fazer, ficou velhinha), feita com cavala, que é peixe bom, de posta grossa, branquinho e saboroso. comi pirão como se não houvesse amanhã.

eu e amado marido tiramos muitas fotos, só que as dele são artísticas (uma bicicleta encostada num muro cheio de limo, as pedras do calçamento, os pássaros em cima de uma árvore) e as minhas são simplinhas mesmo (a igrejinha, a gente, os barcos, o coqueiro, o abacaxi de metal que enfeitava a varanda do nosso quarto virou uma obsessão: abacaxi de dia, de tarde, ao luar... amado marido disse que se sentia o bob esponja)

foi tudo muito bom e muito lindo. estou com saudades de lá, do silêncio, da comida boa e de não ter que arrumar nada nem espremer meu suco de laranja. engraçado que não senti falta da internet, mas juro que jamais ficarei em hotel sem tv a cabo de novo. só pegava a band, um canal educativo e duas versões da globo, uma do rio e outra de são paulo. o resto era só chuvisco.

no segundo dia em paraty, meu nariz voltou a funcionar. senti o cheiro do mar, o sabor da comida. e o cheiro forte das pedras do calçamento, impregnadas de mar mesmo quando estão secas. agora que voltei, já recomecei a espirrar e o nariz tampou. mas estou feliz, meus gatinhos estão bem, saudáveis e maluquinhos, felizes porque nós voltamos.

recomendo imensamente o restaurante santa rita, do lado da igreja de santa rita. comida boa, muito boa, caseira, farta, temperadinha, hm, que saudadade. e o preço? nussa, indecente de tão bom.

as lojas de artesanato são muito parecidas, mas há duas, mais caras e maiores, que trazem peças do brasil todo, que me deixaram popotizada. se eu entrasse nessas lojas com dinheiro, o povo ia precisar renovar o estoque :D

tenho mais histórias para contar, é claro, mas eu vou contando. as fotos tão lá no meu flickr.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Tai um luga que eu moraria se voltasse a morar no Brasil. So estivemos uma vez; as criancas eram meio que adolescentes. Lindo, lindo. Amei.La ainda eh calmo, Telinha? Sim, porque agora eu so quero sombra, agua fresca e paz. Que bom que vc foi passear. Feliz Pascoa. Beijos.
Hetie
www.mamaandpapainmiami.blogspot.com

9:40 AM

 
Blogger stella said...

Hetie, é calmo, mas tem turista. mas de noite, fora um barzinho ou outro com voz e violão, ainda assim na rua principal, não se ouve nada, só o vento nos coqueiros e um ou outro pássaro ou cachorro. mais para dentro da cidade, aí vira uma cidade pequena normal.
mas paraty é linda e ganhou meu coração facinho facinho...

12:48 PM

 

Postar um comentário

<< Home