98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

29.4.07

qual o tamanho de um gato?
e qual o tamanho da falta de um gato?
qual o tamanho da falta de um amigo?

como é contar quem vive com você e sentir que falta um?
como é ver que os outros o procuram, que seu cheiro ainda está forte e te olham com cara de cadê?

como é sua dor ao ver a dor de quem você ama e não poder fazer muita coisa?
ele sofre e eu sofro. ele sofre por um amigo de 16 anos e muitas histórias. atum era o remanescente de um bando. atum viveu com ele em várias casas, em várias fases da vida.
16 anos na vida de um homem de 42 é muito tempo. muitas vidas numa só.

ao mesmo tempo, tenho tanto a agradecer. a agradecer à dra bianca cramer, aos veterinários da bichos e caprichos da tijuca, ao dr marcos, dra fran, dra cristiane, dra vânia. se esqueci alguém, me desculpem, por favor, não é falta de reconhecimento, é excesso de coração partido.

agradeço à dra bianca por ter salvo atum da lipidose hepática dois anos atrás e nos ter dado a oportunidade dele ser pai. à dra vânia por vir aqui em casa na quinta feira, à dra cristiane por vir na sexta, embaixo de chuva e faltando luz para dar o soro dele.

agradeço a todos esses médicos que foram, acima de tudo, amigos e solidários. por rirem, brincarem, tratarem com carinho, por serem vocacionados para o que fazem. por honrarem a profissão. por me atenderem às sete e pouca da manhã de um sábado, por dra bianca dizer "liga para desabafar".

o trabalho tem pagamento. o carinho não. para carinho, atenção, respeito, amizade, não há tabelas.

agradeço à ale e ao marcos, os primeiros a saber e torcer e sofrer conosco; à fal, que me ouviu, me carinhou via embratel, tarde da noite, cansada, chegando de viagem. à alline, que ligou de tefé, no amazonas. à ana paula, que ligou também. à carla san, que fez uma linda oração por nossa pequena família. à helga por todo seu carinho. agradeço a cada um de vocês que me escreveu, que deixou recado, que torceu por ele.

eu nunca tinha visto ninguém que eu amo morrer e é uma estranha experiência. repassei a semana passada na minha mente muitas vezes, o fato de notar que ele estava quietinho, dormindo muito, ali junto da pia da cozinha ou do lado da máquina de lavar. e só esta semana, só esta quarta feira é que eu percebi o quanto ele estava velhinho.

obrigada, amigo, por me deixar entrar na sua casa, na sua vida. eu e amado marido nos apaixonamos e você veio no pacote, desconfiando de mim. gastei muito presunto te conquistando, a gente brigou umas vezes, você fez muito xixi fedido mas a gente soube construir uma amizade. vou sentir falta das suas cabeçadas e dos seus miados de madrugada. vou sentir falta de você deitado no meu travesseiro. de achar seus pêlos na minha roupa. de perder a mão no seu pêlo comprido, de ver você fazer ton-sur-ton no piso da casa. você deixou filhotes lindos e a sua foto com eles é meu papel de parede. você vai sempre estar em nosso coração, meu gatão bonitão, gostosão, barrigudão. tunjinho véio de guerra, te amo prá caramba.





ele e amado marido, numa de suas últimas fotos.

13 Comments:

Blogger Unknown said...

é tão triste. beijo

9:02 PM

 
Blogger Unknown said...

ainda bem que tem os filhinhos dele né?

9:03 PM

 
Anonymous Anônimo said...

ô Telinha, que esssa tristeza toda passe logo e fique só o carinho.
Beijos para você e para o Fred.

9:41 AM

 
Blogger Unknown said...

Tou quietinha porque não sei mais o que dizer. A gente tem viver o luto, sentir a dor da perda, chorar, que é pra tudo cicatrizar bem, e as lembranças ficarem doces e o olhar ter esperança de novo. Lambe bem os gatinhos que ficaram, lambe o marido que sofre em silêncio, lambe o teu próprio coraçãozinho, que a gente tá aqui pra vcs. Bjs

9:52 AM

 
Blogger pipa said...

Ah, florzinha, eu sinto tanto. O Atum teve muita sorte por ter vivido uma vida tão linda junto de vocês, cheia de amor e alegrias. E é a lembrança dessas horas que vai acariciar seu coração daqui pra frente, como um romrom que não tem fim. Beijos, amor, amor, amor.

10:39 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Sinto tanto, Telinha, só sei dizer que nesse céu tem uma Salomé danada de pretinha e esperta acolhendo esse guapetão desse Atum.
Beijinho.

10:42 AM

 
Anonymous Anônimo said...

sinto muito, sinto tanto :~(
é duro demais perder um amigo de tantos anos, mesmo...
beijos, muitos, e um abraço bem apertado.

10:48 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Chore toda a sua dor que só o tempo ajuda a diminuí-la. Perdi minha gata de 12 anos pro câncer em setembro e de vez quando me pego no chororô. É assim mesmo... esses peludos nos fazem muito felizes, mas quando se vão, levam um pedaço de nós. Mas não tem nada, não. Eles cuidam da gente lá de cima e nos dão força pra agüentar a barra da falta que fazem. Estão todos no céu da bicharada feliz. Fique bem!

11:51 AM

 
Anonymous Anônimo said...

E somos felizes por ter pedacinhos do Atum - No Janjão, na Larinha, na Carô e na Chanduk.

12:07 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Stella,

Que triste, entrei para ver se o Atum estava melhor e dei com essa notícia. Eu também tenho uma gatinha de 16 anos, e achei o teu blog ano passado quando procurava informação sobre soro subcutâneo em gatos, daí eu sempre dou uma espiadinha para saber dos gatinhos.

16 anos é muito tempo na vida da gente, eu nem lembro mais como é chegar em casa e não ter a minha gatinha para procurar (antes ela sempre vinha me receber, agora está mais preguiçosa).

Beijo e força, lembre sempre que o atumzinho foi muito amado e querido.

1:19 PM

 
Blogger Edson K said...

Stellinha!
Sinto muito.
O Atum estara sempre vivo nos corações de vocês!
O céu dos gatos ficou mais fofinho agora!!!
Vá em paz, Atum!
Bjks

11:46 PM

 
Blogger Edson K said...

Errrrrrr....
Seu pai vai fazer muitos cafunés do Atum!!!
Bjks

11:52 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Vim para lhe dar mais um abraço, Telinha.

6:43 AM

 

Postar um comentário

<< Home