98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

8.11.06

especialmente para ila: explicando o nome dos gatos :)

atum
atum tem 15 anos e é o remanescente de uma turma de gatos que amado marido teve. quando a mãe do atum ficou prenha, um filhote foi prometido para amado marido, que escolheu esse nome ao ver o gatinho recém-nascido. atum era vermelho-escuro e muito lindo, o maior da ninhada, o mais esperto. ele pegou o filhote e disse: atum! e ficou atum.
eu o chamo de atum, tunjinho, negão, gostosão, barrigudão e seu gato safado quando ele mija pela casa

muriel
muriel na casa da mãe dela era chamada de neve. eu e amado marido demoramos a escolher um nome para ela (procure nos arquivos, vocês vão ver). de algum modo, amado marido sugeriu muriel e ficou perfeito na nossa gata gorda.
tem horas em que eu chamo muriel de mi, miel, mimi da mamãe, gatinha pinceza e, mais recentemente, gata gorda. amado marido a chama de mu, mas eu não gosto.

bijoux
bijoux foi resgatada do jóquei clube e adotada através do blog da cora rónai. ela chegou aqui com o nome de pipoquinha e por alguns momentos se chamou emília (em homenagem à emília do sítio, claro). mas o nome não pegou. como era 14 de julho, queda da bastilha, nos decidimos por um nome francês. e que nome seria mais perfeito para a nossa pequena jóia?
o apelido da bijoux é bibi

jean-luc
jean-luc era o grandão da ninhada. o primeiro a abrir os olhos, o primeiro a andar, o primeiro a sair da caixa. no dia em que o nomeamos, ele estava andando pelo quarto dos gatinhos. eu olhei para amado marido e disse que o gatinho ia audaciosamente onde nenhum gatinho já tinha ido antes. a gente se olhou, espantado: jean-luc picard, o capitão da enterprise. não botamos james tiberius kirk porque a gente não queria que ele fosse mulherengo e canastrão :) e jean-luc é um nome francês, combina com o nome da mamãe.
jean-luc é meu janjão, meu gatinho-alfa.

lara
lara é a companheira de aventuras do jean-luc. ela adorava sair da caixa e passear junto com ele. aventureira, destemida, lara croft. essa eu batizei sozinha, pouco depois de batizarmos jean-luc
lara é lara hanouska, às vezes. lara hanouska era o nome de uma banda pernambucana que eu nunca vi, mas gravei o nome.

chantilly
ale e marcos, papai e mamãe adotivos, escolheram este nome por ela ser branquinha e gostosa. e não é que é isso mesmo?
chantilly era tilly e tillyzinha.

carolina
eita, ela foi a criaturinha mais difícil de dar nome que eu já vi. se chamou tri, por ser tricolor. não pegou. flu, porque amado marido torce pelo fluminense que é tricolor. não pegou de jeito nenhum. a gente passou um tempão chamando ela de "a tricolor" ou "a gatinha" pois era a única que dava para saber o sexo. um dia, ficamos escolhendo nomes. os que eu gostava, ele não gostava. os que ele sugeria, eu não aceitava. aí ele disse que ela tinha cara de carolina. feminina, delicada. eu olhei e concordei. feminina, delicada, tímida: eis a minha carolina.
caró, carolinda. é ela, a menina mais linda da ninhada.

6 Comments:

Blogger La Vita `e Troppo Strana said...

Gostei muito! Conheco todos (desde que o Atum estava doente - gracas a Deus ficou bom). Gosto muito, muito, de todos voces, e da mamae e do papai tb. Ja tivemos um montao de gatos tb: Steve, Tango, Felicia, Joy, Binti-Harapa (era pretinha, pretinha e brincava de esconde-enconde com o papa - meu marido-)Panda, Juninho, Branquinha e mais tantos e tantos...Hoje, as criancas cresceram, os gatos casaram e mudaram ou ja foram viajar. Agora moramos num edificio que nao pode ter animalzinho... mas outro dia (nao deixem o manager ouvir - descobri no meu andar a Samantha, uma gata malhadinha, que eh uma gracinha - e a dona eh uma brasileira - o jeitinho brasileiro funcionando aqui. - Bom, adorei e eh um prazer visitar voces. Saude a todos. Hetie

11:59 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Engraçado é que a gente dá os nomes e depois só chama pelo apelido. Bom... aqui em casa como todos já chegaram adultos (aproximadamene 4, 4 e 6 anos segundo a análise da veterinária), a gente não teve coragem de trocar os nomes "de fábrica".

Mas no dia-a-dia Aramis virou Preto ou Gordo, Miucha virou Miuca ou Miúda e Coruja virou Curuca.

6:34 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Gostei Telinha! agora já sei a histórinha de gata gatito seu! :-D
O mais engraçado são as circunstancias que a gente escolhe o nome né? não parece que são eles mesmo que escolhem?

::Fer:: você tem uma Miucha e eu tenho um Miucho, como é a personalidade da sua Miucha?

O meu era de uma cria de gatinhos que iam "dar fim" por que estavam num lugar que era proibido (perto dos botijões de gás de um restaurante). Como peguei ele muito filhote e mimei, ele ficou "churumelento". Ninguém avisou ele que foi achado na rua, no fundo ele se acha um gato persa só por que tem o rabo meio peludo.

7:35 AM

 
Anonymous Anônimo said...

A Miucha é completamente abusada. Sobe na cama para me acordar de manhã, sobe nas minhas costas de madrugada.

Companheirona e ciumenta, tá sempre junto da gente. Não posso paparicar nenhum dos outros gatos que não dá nem 30 segundos e lá vem ela pedir chamego também.

9:09 AM

 
Anonymous Anônimo said...

::Fer::
Sabe que o Miucho é assim também? ele é o despertador de casa! enquanto o Vinil tá gandaiando por aí, o Miucho é caseiro, todo companheirinho, me perseguindo pela casa, de manhã então, ele é a própria animação! chego a ficar brava com ele de tanto que ele é carente.
Ahhh estes gatinhs Miuchos...

10:05 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Ei, quantas Miúchas e Miúchos! Eu tinha uma, mas o nome que ela escolheu foi Vaca. Miúcha simplesmente não pegou.

5:52 PM

 

Postar um comentário

<< Home