98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

13.10.04

(postado anteriormente no multiply)

Crítica: Peixe Grande

Revi ontem Peixe Grande.
Doce, suave, poético, lindo, uma fotografia esplêndida.
Só não consigo entender como a blockbuster classifica o filme de Comédia-Comédia. Peixe Grande não é comédia, pelo amor dos irmãos Lumière. É fantasia, com um pouco de comédia, um pouco de drama. Mas é basicamente fantasia.
O filme lembrou muito a relação da minha irmã mais velha com meu pai, sempre questionando, sempre tirando prova do que ele dizia. Não sei se ela teve tempo de aceitar as superstições e manias do velho antes que ele morresse. Isso é questão dela, eu me diverti muito ao lado do meu pai mandão, machista, carinhoso e engraçado. Esse filme traz isso, traz a aceitação de que a lenda é mais interessante do que os fatos, e um não invalida o outro.
Ver com os olhos livres, sentir com o coração livre. Isso é Peixe Grande.
A bênção, Tim Burton.