98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

5.3.04

Jorginho Guinle morreu. o veinho era do balacobaco. chique na vida e na morte, veja só.

RIO - O playboy Jorginho Guinle morreu na manhã desta sexta-feira no Rio de Janeiro de um aneurisma na aorta, aos 88 anos. Jorginho Guinle havia deixado na quinta-feira o Hospital de Ipanema, após assinar um termo assumindo a responsabilidade por não querer operar o aneurisma.

Ele faleceu no hotel Copacabana Palace, construído por sua família. Jorginho estava presente na inauguração do hotel, aos sete anos de idade, e ao sair do hospital quis ficar hospedado lá, para morrer. O hotel foi vendido pela família Guinle para o grupo Orient-Express Hotels, em 1989.

Guinle, que se definia como um materialista radical, nasceu em 1916, em plena belle époque. Veio de berço dourado, sua família descende de um cavaleiro da Távola Redonda, Guénelon, que, no entanto, era um traidor, o que levou Jorginho a concluir: "Bem nascido é quem nasce de bom parto".

Ele viveu numa época em que a alta sociedade cabia no salão dos Guinle. Eram 400 a 500 pessoas de sobrenomes famosos. Com base no trabalho de um historiador, Jorginho admite que os Guinle eram novos-ricos que fizeram fortuna quando ganharam a concessão, por 90 anos, para construção e exploração das Docas de Santos.

Os milhões que Jorginho torraria em 60 de seus 88 anos foram acumulados em empresas e obras que ajudaram na industralização e modernização do país. A família era dona de uma fabulosa fortuna, a maior do Brasil.

- Já nasci milionário - admitiu.

A governanta suíça Emmy, irmã de um companheiro de Lênin, lhe apresentou ao Museu do Louvre, ao cinema - juntos viram "O Sheik" cinco vezes - e às injustiças sociais. Em 1938, Jorginho estudou filosofia no Collège de France, tendo como professor Gaston Leroy. Sua filosofia de vida era: "Só se vive uma vez então precisamos aproveitar sem nos preocuparmos tanto."


morreu sem dinheiro, mas cheio de amigos ricos e de prestígio também. fim de uma era, vão dizer. se eu tivesse os milhões que ele torrou eu também ia ter essa filosofia don´t worry be happy e ia passar uma temporada no royal clipper.
li numa reportagem que ele calculou mal quanto gastar por ano, achou que ia morrer aos 80 e torrou tudo até lá. ;) que figura!