98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

11.7.03

eu tou besta com uma coisa que fred me contou ontem, de um conhecido dele que foi para Angola com o plano de instalar um sistema de computação, ensinar o povo a lidar com ele e, depois disso, voltar para o brasil.
o cara tá lá há dois anos, ganhando bem, morando em hotel 5 estrelas, mas frustradíssimo. disse que lá ninguém tem interesse de aprender. ele abriu um curso com 50 vagas, duas pessoas apareceram e ainda abandonaram antes do fim. e que em luanda, a capital, o povo tem um jeito bizarro de ganhar dinheiro: fica na estrada, esperando passar carro importado. e aí, quando o carro passa, se joga em cima e vai viver uns meses com o dinheiro da indenização pelo atropelamento.
e tem mais. esse amigo de fred tem um amigo angolano que era professor, mas ganhou umas terras do governo e se mudou para longe. passou-se um tempo e o cara encontrou o amigo na miséria, os filhos pedindo esmola. e se assustou.
fulano, o que aconteceu? ah, a terra não dá mais comida, voltei para luanda. mas o que deu errado? faltou água, faltou adubo? não, a terra parou de dar comida. mas você não plantou nada? não, a terra é que tem que dar.

fiquei besta. que mentalidade é essa desse professor? puxa vida, até índio tem sua rocinha de mandioca, não fica esperando a terra dar.
e me lembrei de uma amiga que tem um amigo que mora em olinda. no carnaval, ele aluga a casa dele pelos olhos da cara e passa o resto do ano bebendo o dinheiro do aluguel. sem trabalhar.