98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

19.2.03

não é feiticaria nem tecnologia: é embromação da boa!

Cinta de ginástica passiva é inócua
Folha de São Paulo

Os cinturões que emitem choques elétricos não garantem o abdômen de atleta sonhado por uma legião de sedentários - e prometido pelos fabricantes. Mas também não fazem mal.
Uma pesquisa realizada pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) indica que os aparelhos para ginástica abdominal passiva são inócuos. Em setembro, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda e publicidade de 12 aparelhos. Sete foram liberados depois, por força de liminar.
Já a Associação de Cardiologistas de Santos apontou, na época, que os aparelhos não podiam ser usados por todos, sob risco de causarem arritmia cardíaca e, em casos extremos, matar. Segundo a fisioterapeuta Gerseli Angeli, autora da tese de mestrado que será defendida na universidade, em suas avaliações não ficou comprovado que os choques possam alterar a frequência cardíaca ou a pressão arterial.
Os fabricantes vendem os produtos alardeando que 15 minutos diários de estimulação correspondem a 600 abdominais. Segundo o estudo, os choques correspondem, na verdade, a 200 abdominais. Angeli alerta os que se entusiasmaram com o resultado: 200 abdominais, obtidos com estimulação elétrica ou realizados com esforço físico, não trazem benefício muscular significativo. Também não geram gasto de oxigênio suficiente para queima significativa de calorias ingeridas. E o desempenho dos cinturões é pior que o dos abdominais.
"Duzentos abdominais queimam 3,17 calorias apenas. Quinze minutos de ginástica passiva geram uma perda calórica de apenas 0,3 caloria", diz ela.
Os pesquisadores do Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte da Unifesp avaliaram dez homens e dez mulheres durante dois dias no mês de janeiro. No primeiro, os voluntários fizeram abdominais. No dia seguinte, ginástica passiva. Foram medidas duas enzimas produzidas pelo corpo quando há trabalho muscular, consumo de oxigênio, frequência cardíaca e pressão.
(Fabiane Leite)

por isso, não perca tempo com esses aparelhos de ginástica passiva tipo abtronic e elise-belt. nem tempo, nem dinheiro, nem saúde. quarto da telinha também é informação relevante, caramba!