98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

5.1.03

século 21 é isso!

Mãe também se encontra pela web : Site espanhol cria serviço de mãe virtual
Agência EFE

MADRID - Mães desempregadas e filhos emancipados fartos de junk food entram em contato pela internet e, depois de um acordo econômico, as mulheres abastecem de comida caseira, nutritiva e saudável os jovens que pagam um salário para suas novas 'mamães virtuais'.
Telemadre.com é o nome do site criado por quatro estudantes espanhóis que, cansados de comer fora por falta de tempo, vontade e conhecimentos culinários, propuseram para a mãe de um deles pagar uma quantia para enviá-los comida.
A idéia já conta com adeptos na América do Sul e nos Estados Unidos, embora ainda não tenha se consolidado uma rede similar à da Espanha, onde já há mais de mil 'telemadres' dispostas a atender centenas de 'telehijos'.
''Com mais de 30 anos de experiência, as telemadres são profissionais da cozinha e da economia doméstica. Podem indicar qual a melhor dieta para suas necessidades'', diz a página inicial deste site.
Elas fazem as compras, preparam os pratos segundo as preferências de seus filhos adotivos, se preocupam com o estado de suas geladeiras e, de vez em quando, mandam para eles a sobremesa preferida.
Eva Salmerón, uma jornalista de 31 anos, projetou com seus três companheiros de apartamento o que ela chama de um 'modelo social de intercâmbio' que conecta mães desempregadas com pessoas que querem comer bem em casa.
- A novidade é remunerar e reconhecer um trabalho que até agora estas senhoras faziam de graça - disse Eva, acrescentando que gostaria de juntar mais pessoas ao projeto.
- Quando contamos aos amigos que vivem sozinhos, todos gostariam de ter uma telemadre. Por isso, decidimos iniciar este projeto solidário que pode ser uma opção de trabalho para muitas mulheres - acrescentou.
O Telemadre.com não cobra comissão nem é responsável pelos pagamentos ou envios.
- Só queremos que as pessoas adotem um modelo solidário umas com as outras.
O que mais agrada a Eva de Nati García é que sua 'telemadre' sabe onde comprar a melhor hortaliça em qualquer época do ano, além de escolher a melhor peixaria e todas aquelas coisas para as quais é preciso ter experiência e tempo
Por sua vez, a mãe de Nati García diz que tinha a expectativa de tirar um dinheirinho e ter distração quando está só.
- Agora não fico mais à toa.
O primeiro contato entre as 'telemadres' e os filhos é pelo fórum do site. Depois, eles se comunicam por telefone para escolher o menu da semana. Há uma mãe para cada tipo de filho e no fórum podem ser lidas mensagens como: ''Procuro mãe que prepare comida vegetariana'' ou ''Sou uma mãe que cozinha com muito carinho''.


jornal do brasil