98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

7.6.02

Longe da HQ, Neil Gaiman lança mais um livro
Diego Assis, Folha de São Paulo

Gostem ou não, Neil Gaiman, o Stephen King das histórias em quadrinhos, e agora também da literatura, continua produzindo páginas e páginas sem parar. Afastado dos quadrinhos há tempos, o escritor britânico tem se dedicado cada vez mais aos romances e, depois do conto de fadas adulto "Stardust", ilustrado por Charles Vess, retorna às prateleiras do Brasil com "Deuses Americanos", seu mais novo trabalho.

Já figurando nas listas de mais vendidos nos EUA, o livro aborda a fé, ou melhor, a perda da fé. Na trama, o ex-detento Shadow é confrontado com uma sequência de acontecimentos que vão da morte de sua mulher, passando por uma reunião entre Odin, Thor, Czernobog, entre outras criaturas mitológicas, até uma tentativa de sequestro por parte dos guardiões do american way of life. Confuso? Não, é divertido.

"Eu acho que algumas pessoas têm com "Deuses Americanos" o mesmo tipo de prazer que elas sentem ao ler uma história de super-heróis", afirmou Gaiman, por telefone, à Folha.

Para os amantes do bom e velho "Sandman", o romance traz pitadas de suspense (a mulher morta de Shadow cisma em reaparecer para ele nas mais inusitadas ocasiões), de ação (após ser libertado, o protagonista logo vê envolvido em um roubo a banco), de fantasia (ele faz nevar só com a força do pensamento) e de comédia (a impagável discussão entre os deuses para saber como vencer a concorrência dos televisores, microondas e cadeias de fast-food).

"Fumaça e Espelhos - Contos e Ilusões", publicado em 1998 nos EUA, também chega à sua primeira edição no Brasil. Num total de 31 histórias, que incluem contos, minipeças e poemas, a obra abrange uma boa parte da carreira propriamente ficcional do ex-jornalista, coisas de 82 a 97.

O livro traz contos sobre trolls, elfos e fadas; há também memórias de infância, brinquedos e gatos misteriosos (paixão número dois de Gaiman); e, por fim, há tudo aquilo que literalmente não estaria no gibi: "Muitas histórias são explicitamente sexuais. Isso ocorreu porque na época eu estava fazendo "Sandman", e não me deixariam usá-las nas HQs".


--------------------------------------------------------------------------------
DEUSES AMERICANOS - romance.
Autor: Neil Gaiman. Tradução: Ana Ban.
Editora: Conrad. Quanto: R$ 45 (448 págs.)

--------------------------------------------------------------------------------
FUMAÇA E ESPELHOS - antologia de contos.
Autor: Neil Gaiman. Tradução: Claudio Blanc.
Editora: Via Lettera. Quanto: R$ 50 (304 págs.)