98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

12.4.02

a Barbarica sabe das coisas

Riotur deveria ser grata aos Simpsons

Bem feito! Quem mandou Fernando Henrique e o presidente da Riotur, José Eduardo Guinle, inventarem de reclamar do tal episódio de "Os Simpsons", que supostamente "denigre" o Brasil? Em sua edição de ontem, o "Corriere della Sera", jornal de maior tiragem da Itália, destacou o fato com ironia, dizendo que a família Simpson causou um "incidente diplomático" entre o Brasil e os EUA!
É tudo uma questão de ponto de vista: os politicamente corretos FHC e Guinle se sentiram atingidos em sua brasilidade. Já esta humilde datilógrafa que vos dirige a palavra está eufórica. Na condição de tiete de priscas eras da família mais conhecida dos EUA, fiquei lisonjeada que Matt Groening, o criador dos Simpsons, tenha dedicado um capítulo ao nosso país e colocado o Brasil no mapa para 11 milhões de telespectadores norte-americanos.
Qualquer um que já tenha assistido a cinco segundos do escrachado desenho sabe que "Os Simpsons" só mostra o aspecto vil da vida, seja ela norte ou sul-americana.
Em Springfield, a cidade onde vivem Homer, Marge, Lisa, Bart e Maggie, a polícia é corrupta, os médicos são desonestos, o ministro batista mente e até o motorista do ônibus escolar dirige de walkman e toma ácido.
Acusar o episódio, batizado de "Blame it on Lisa", uma referência ao filme "Blame it on Rio" (esse sim, um lixo que denigre a nossa imagem), de ter desrespeitado a geografia tapuia (em uma cena, a família vai de canoa do Rio ao Amazonas) é como ficar chateado com o comercial da TIM, por ser impossível, mesmo para um Ronaldo, chutar uma bola da Fontana di Trevi para dentro da janela do papa, no Vaticano.
E esse melindre todo sobre o desenho ter exibido a macarena e personagens com bigodes mexicanos? Vai dizer que alguém ainda se espanta de ver gringo confundir brazuca com hispânico? Em seus filmes, Carmen Miranda não fazia o gênero caribenho?
Quanto aos aspectos mais terrenos do episódio, como o sequestro dos Simpsons na chegada ao Galeão ou a apresentação de uma Rio de Janeiro lasciva, é brincadeira ficar de bico com isso, né?
E, se a gente, que é livre, leve e solto, vive criticando a Xuxa por erotizar a petizada, imagine o que não deve achar quem vê a coisa de além-mar. Groening foi até gentil em colocar uma apresentadora tapuia de programas infantis, que se esfrega nas crianças. Ele poderia ter sido bem mais incisivo.

Barbara Gancia, Folha de São Paulo.

pois é. passou recibo, já sabe...