98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

16.11.01

Lygia Bojunga Nunes

LIVRO: a troca

Prá mim, livro é vida; desde muito pequena os livros me deram casa e comida.
Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé fazia parede; deitado, fazia degrau de escada;
inclinado, encostava num outro e fazia telhado.
E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro prá brincar de morar em livro.
De casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar prás paredes).
Primeiro, olhando desenhos; depois, decifrando palavras.
Fui crescendo; e derrubei telhados com a cabeça.
Mas fui pegando intimidade com as palavras.
E quanto mais íntimas a gente ficava, menos eu ia me lembrando de consertar o telhado ou de construir novas casas.
Só por causa de uma razão: o livro agora alimentava a minha imaginação.
Todo dia a minha imaginação comia, comia e comia;
e de barriga assim cheia me levava prá morar no mundo inteiro: iglu, cabana, palácio, arranha-céu,
era só escolher e pronto, o livro me dava.
Foi assim que, devagarinho, me habituei com essa troca tão gostosa que
- no meu jeito de ver as coisas -
é a troca da própria vida; quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava.
Mas como a gente tem mania de sempre querer mais,
eu cismei de um dia alargar a troca: comecei a fabricar tijolo prá - em algum lugar -
uma criança juntar com outros e levatar a casa onde ela vai morar.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

AMO ESSE TEXTO DE PAIXÃO

9:08 PM

 
Anonymous Anônimo said...

olá, gostei muito de ler o seu livro A troca, e fiquei curiosa de saber o que quer dizer COMIDA no seu texto?
também quando você diz: " Mas fui pegando intimidade com as palavras e que tipo de tijolos você passou a fabricar? outras curiosidades são: com o tempo você foi esquecendo de construir novas casas.porquê? e como um livro pode levar alguém a morar no mundo inteiro? Ficarei muito grata se você poder me respoder, pois será de grande importância tais respostas.

7:45 PM

 
Anonymous Anônimo said...

gostei muito do seu livro.

7:47 PM

 
Blogger stella said...

querido anônimo que pede resposta: por acaso você percebeu que eu só copiei um texto da autora LYGIA BOJUNGA NUNES e que EU NÃO SOU ELA?

12:37 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Ô Stella... Nâo foi nada simpático da sua parte responder dessa forma!
Se você posta um texto isso significa que ele tem um sentido para você. Se alguém que lê suas postagens pede uma explicação cabe sim a você explicar, mesmo não tendo sido a autora. A engrenagem da comunicação é assim que funciona, você se torna responsável por aquilo que posta, (dito semenlhante ao do "Pequeno Principe" na pagina que diz que somos responsáveis por aqueles que cativamos).
Pense nisso.

1:57 PM

 
Blogger stella said...

aí complica, né, ANÔNIMO? Não posso responder uma pergunta feita à autora do texto - e quem perguntou, leu de forma tão superficial que não percebeu que eu não sou a Lygia. Não me responsabilizo por nada, nem por ninguém que não crie laços comigo. A engrenagem da minha comunicação exige reciprocidade.

4:27 PM

 

Postar um comentário

<< Home