98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

28.1.11

uma surpresa agradável numa tarde nem um pouco agradável...


hoje a minha vizinha, d. darcília, passou mal e ajudei a levá-la para o atendimento na UPA da Tijuca. A UPA é uma central de pronto atendimento para casos emergenciais que não necessitam de hospital.

Primeiro, foi um susto enorme, d. Darcília ficou com a pressão de 20 X 6! Ela tem 93 anos, mora sozinha e não tem plano de saúde. Eu e outra vizinha a socorremos e, depois de muita insistência, conseguimos levá-la ao posto.

A gente, que é classe média e sempre pagou o plano de saúde diretitinho, tem total desconhecimento e muito preconceito quanto ao atendimento da saúde pública. Pois eu posso dizer, sem sombra de dúvida, que dona Darcília foi extremamente bem atendida, por profissionais qualificados e gentis, sem burocracia, em um ambiente limpo, organizado e com ar condicionado funcionando perfeitamente.

a enfermeira Sueli, que a atendeu, deu soro e remédios, foi de uma delicadeza rara - inclusive, em hospitais "de grife" eu não encontrei equivalentes a ela.

Sim, estava cheio, mas não estava lotado. Todo mundo esperava atendimento sentado em cadeiras novas, limpas e bem cuidadas. Ficamos 4 horas lá, mais ou menos, e vimos muitos pacientes sendo atendidos - e muito bem atendidos. Eu  acompanhei d. Darcília enquanto ela tomava soro e fazia exames. Ela não ficou desassistida em nenhum momento.

No fim das contas, com um raio X, um exame de sangue e outro de urina, a doutora verificou que dona Darcília está com um começo de pneumonia. Lá mesmo pegamos os remédios e ela vai ficar na casa do irmão durante o tratamento.

Na hora de xingar, a gente xinga. na hora de elogiar, é preciso elogiar sim, e não cair na besteira de dizer que é só a obrigação. Sim, é a obrigação, mas é um excelente exemplo de dever cumprido. Parabéns, UPA Tijuca!

5 Comments:

Anonymous cecilia said...

sempre bom saber de boas noticias! parabens UPA tijuca e melhoras pra dona darcilia

8:27 PM

 
Blogger stella said...

dona darcília já falou com dona marilda, a vizinha que foi comigo levá-la á UPA. Está bem, na casa do irmão, sendo muito bem cuidada, acarinhada, medicada, se alimentando direitinho. Em breve, se Deus quiser, estará nova em folha :)

9:28 PM

 
Blogger Marcia said...

Onde fica a UPA da Tijuca?

6:34 PM

 
Blogger stella said...

Marcia, fica depois da praça saens peña, na almirante cochrane, perto do correio e do camelódromo.

7:49 AM

 
Blogger Suzi said...

Quem bom Telinha! Pelos dois motivos: sua vizinha bem atendida e o serviço em pleno funcionamento.
Eu uso serviço de saúde publica pra coisas de rotina e sou muito bem atendida por aqui tbém. Elogiemos.
beijos!

12:05 AM

 

Postar um comentário

<< Home