98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

14.2.05

achei desrespeitoso o jeito que o uol/folha noticiou a morte de irmã Lúcia de Fátima. tá lá:


Irmã Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, a última sobrevivente dos três pastores que teriam visto a Virgem Maria em Fátima em 1917, morreu neste domingo, aos 97 anos, anunciou a TV pública RTP.
Ela vivia desde 1948 em um velho convento de Coimbra que abriga a Ordem das Irmãs Carmelitas, onde dedicava sua vida à oração e meditação.
João Paulo 2º conversa com a irmã Lúcia em Fátima, Portugal
Lúcia de Jesus dos Santos nasceu em 22 de março de 1907 e, há alguns anos, ficou cega e surda. De acordo com a RTP, citando uma porta-voz da ordem, a freira morreu no convento.

Aparição
Lúcia tinha apenas dez anos quando disse ter visto a Virgem Maria pela primeira vez, quando ela e seus dois primos, Francisco Marto e Jacinta, levaram um rebanho para pastar na Cova da Iria, em 13 de maio de 1917. Lá, foram surpreendidos pela aparição de uma "senhora vestida de branco mais brilhante que o sol", segundo o Vaticano.
Francisco morreu em 1919, e Jacinta, em 1920. Foram beatificados pelo papa João Paulo 2º em 2000.
Lúcia escreveu duas memórias sobre a série de aparições ocorridas em 1917 e que transformaram Fátima em um dos locais mais venerados por católicos do mundo inteiro. Todos os anos, milhares de peregrinos vão à cidade para rezar e pedir milagres à santa.
O papa João Paulo 2º atribuiu à Virgem de Fátima o fato de ter sobrevivido à tentativa de assassinato, da qual foi vítima em 1981, e visitou o lugar várias vezes.


ora, essa abordagem deixa dúvidas. "disse ter visto" quer dizer que viu ou não viu? é como dizer "stella diz que é filha de geraldo", ao invés de "stella é filha de geraldo".

é um desrespeito, quase cem anos depois das aparições, jornalista botar dúvida no acontecido. que não acredite, é seu direito, mas que não desrespeite a fé da gente nem a palavra de uma pessoa que desde as aparições enfrentou muita gente que a chamou de mentirosa, uma prisão, um monte de detrator até que, finalmente, obteve o reconhecimento da verdade do que viu e viveu.