98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

8.4.04

lembram do Lucas?


Notícias do Lucas

No sábado eu fui lá no orfanato visitar o Lucas.
Bom, há várias coisas pra serem ditas.
Primeiro que a Célia vendeu o barraco e sumiu, a assistente social do fórum a procurou no barraco dela e ela já não estava mais lá, os vizinhos informaram que o barraco foi vendido e eles não tinham o novo endereço. O fórum não tem como entregar a intimação, e a Célia não tem visitado o Lucas desde o ano passado e por isso o Fórum vai liberar o Lucas para adoção.
A Célia tinha pedido pra eu guardar o resto do dinheiro da campanha na poupança para quando o Lucas saísse do orfanato.
Como eu acabei não guardando o dinheiro na poupança, eu calculei os juros de poupança mais correção, juntei ao total, telefonei no orfanato, perguntei pra D. Rosa o que eles estavam precisando e ela me deu uma lista de remédios, comprei todos e alguns, de uso contínuo, deu até pra comprar repetido, apesar de que eu sei que embora tenha sido bastante, com a quantia de crianças doentes que eles têm os remédios vão acabar bem rápido.
Fiz isso porque o Lucas vai ser encaminhado pra adoção, então não tem porque continuar guardando o dinheiro. Além do que, ele negativou o HIV, mas lá no orfanato há outras crianças com HIV e outras doenças, que precisam de remédios, e acho que chegou na hora certa porque a D. Rosa me disse que eles estão passando por dificuldades financeiras.
Há algumas semanas atrás eu passei de carro eu vi a Célia e o Luiz na rua, perto do local que eles viviam antes da gente comprar o barraco para eles, eu acredito que eles venderem tudo pra poder comprar crack e voltaram a viver nas ruas... O Luiz estava enrolado em um cobertor e Célia estava bem magra e não muito limpa. No final do ano passado a Célia chegou a pegar dinheiro comigo, dizendo que ia visitar o Lucas e não tinha dinheiro para todas as conduções (é longe daqui), mas ela não foi visitá-lo e não é difícil imaginar em quê o dinheiro que eu dei foi usado. Ela me disse também que tinha que pagar uma dívida de 30 Reais senão iam tomar o barraco dela por conta disso, mas se ela vendeu o barraco e lógico que era mentira.
Por isso achei que o melhor a fazer era tranformar logo o dinheiro em benefício para o lugar onde o Lucas está, já que eles têm cuidado do Lucas muito bem.
Logo que cheguei, quando o vi, me deu um acesso de choro, de emoção de vê-lo depois de ano, tão bonitinho, saudável.
O Lucas está lindo, lindo, ele está quase andando, é bem quietinho, mas sorri quando a gente brinca com ele.
Eu pude dar mamadeira pra ele, fiquei com ele no colo um tempão.
Sentei no chão do quarto dele, onde ficam outros bebês de 1 e 2 anos, eles sobem todos no colo da gente, e quando a gente vai embora, todos choram ao mesmo tempo. Eles são muito bem cuidados, mas em orfanatos falta colo, são muitas crianças, não tem como a moça dar colo suficiente pra todos.
:-/
A gente já fica triste de ver bichos abandonados, mas ver aquelas crianças que crescem sem pai, sem mãe, sem família, é muito, muito mais triste. Seu eu pudesse adotar o Lucas! Mas não posso.
Taí uma coisa que não deveria existir, crianças sem familia.
Voltei chorando, me lembrando do Lucas e dos outros bebês agarrados na minha perna, querendo que eu ficasse mais lá brincando com eles, todos chorando ao mesmo tempo quando saí do quarto.
:'-(
Eu sinceramente espero que o Lucas seja adotado por uma boa família.
A psicóloga do fórum me falou que o blog com a História do Lucas, que eu entreguei impresso pra ela está anexado ao processo dele, disse que está logo no início do processo, e que a família que adotá-lo vai poder ler toda a história dele.
Ela me disse que não podem dizer quem o adotará, mas que se a família que o adotar quiser me contactar, que ela dará o meu telefone pra eles.
Eu gostaria de vê-lo crescer, mas eu entendo que talvez a nova família não queira contato com o passado dele.
De qualquer maneira, tudo que aconteceu valeu a pena porque a vida do Lucas foi salva e ele está bem, não nasceu nas ruas, recebeu todo o cuidado necessário e até negativou do HIV, apesar da Célia e do Luiz não terem deixado o vício e terem voltado pras ruas, de todos pelo menos um foi salvo.
Se alguém quiser fazer alguma doação para o abrigo onde o Lucas está, doação de medicamentos que eles estão precisando ou alimentos ou roupas e cobertas, para as crianças, até mesmo brinquedos, o orfanato é o P.I.V.I. - Projeto de Incentivo à Vida, que fica em Santana, aqui em São Paulo, na Rua Capitão João Noronha, 208, e os telefones de contato são:
6953-5158
6204-0161
Falar com a D. Rosa.
A D. Rosa agradece toda a ajuda que vocês puderem enviar, hoje ela tem sob seus cuidados 97 crianças, muitas delas enfermas, ou sopositivas.
Imagino que a D. Rosa possa fornecer por telefone um número de conta bancária para que as pessoas que estão em outras cidades ou não tem tempo de ir lá possam depositar alguma quantia que a ajude a comprar remédios e alimentos, para que as crianças não passem fome nem fiquem sem medicação.
Espero que muitos possam ajudar.


a Rossana foi vê-lo, ela é madrinha dele.