98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

17.3.04

está na hora de mudar os conceitos.

quando eu li esta reportagem fiquei espantada com a quantidade de pré-conceitos que afloraram. e agora, diante dessa mulher tão admirável, me senti a formiguinha. tou morrendo de admiração. e os meus conceitos mudaram.

Deficiente física grávida vira modelo para escultura em Londres MEGAN LANE
da BBC, em Londres

A base da coluna vazia na Trafalgar Square, uma das principais do centro de Londres, será preenchida com a estátua de uma mulher nua.
Mais do que a imitação de uma escultura clássica, como a Vênus de Milo, a modelo, Alison Lapper, nascida sem braços, diz que é um objeto muito moderno sobre a feminilidade.
Quando estava grávida de seu filho, a artista Alison Lapper posou nua para uma escultura que agora terá seu lugar no coração de Londres.
O trabalho, intitulado "Alison Lapper Grávida", de Marc Quinn, foi selecionado para preencher a quarta coluna na Trafalgar Square por 18 meses.
É um trabalho que celebra tudo o que é importante para Alison: o fato de ser mãe solteira, a aceitação da deficiência física e seu próprio corpo como um objeto de beleza.
"Eu explorei esses aspectos no meu próprio trabalho, por meio de fotografias e instalações, mas eu nunca teria a capacidade financeira para fazê-lo em mármore italiano e quase cinco metros de altura, como Marc poderá fazer com essa escultura", disse Alison.
"Adoro o fato de ter essa discussão no Reino Unido, que dá à deficiência física uma plataforma de debate. É uma imagem positiva do sexo feminino, mesmo que não atraia aqueles que desejavam ver a rainha-mãe lá em cima."

Beleza clássica

Nascida em 1965 com focomelia, uma condição congênita similar à causada pela talidomida, Alison tem menos de um metro de altura.
Muitos de seus trabalhos usam luz e sombra para jogar com as qualidades artísticas do corpo e chamar a atenção para membros que não estão lá.
Não é preciso ser um historiador de arte para fazer uma alusão à Vênus de Milo, talvez a descrição mais conhecida da beleza feminina, no seu trabalho e na escultura de Marc.
"Eu me chamei de Vênus de Milo em alguns dos meus trabalhos. Ela perdeu seus braços. Eu nasci sem os meus. Mesmo assim, ninguém a descreveria como deficiente, como me chamam, embora eu seja real e possa responder", ela afirmou.
"Eu me sinto muito confortável com meu próprio corpo, mas nunca imaginei que iria ser exibida na Trafalgar Square. Acho ótimo que uma imagem tão poderosa da feminilidade estará em um local associado com guerra e herança."

Bebê do milênio

Ela e seu filho Parys ficaram famosos junto aos telespectadores britânicos que acompanharam um documentário sobre 25 crianças que nasceram em 2000.
Como qualquer mãe e filho, o par tem uma forte ligação. O laço é reforçado por ser uma família de apenas duas pessoas, uma das quais não tem braços e tem que demonstrar amor, desaprovação e encorajamento através de sua voz. "Trouxe meu filho ao mundo sabendo que eu lhe daria amor e meu tempo."
Por muito tempo, Alison acreditou que não poderia engravidar, pois lhe diziam que ela era "muito deficiente" para ter uma gravidez segura. Quando sua barriga começou a crescer, em 1999, o preconceito aumentou ainda mais.
"Quando uma mulher está grávida, as pessoas geralmente perguntam se é menino ou menina. Comigo, era 'ele será deficiente como você?'. O que há de errado com as pessoas?"
É para reagir a atitudes como essa que Alison está orgulhosa de ser imortalizada em mármore e ser documentada em uma série na televisão.