98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

23.12.03

Depois que a gente cresce é de bom-tom falar mal do Natal. Do consumismo, do desconforto das ruas e shoppings lotados, do absurdo que estão os preços.

Só que eu gosto de natal. E sei disso tudo aí em cima.
Para mim, Natal não é a festa do Papai Noel. É o nascimento do Menino Jesus, a renovação da esperança de que a vida vai dar certo, é a carinha da criançada vendo as luzinhas da árvore de natal, é a comida de época, que a gente espera um ano inteiro prá comer. Rabanada em junho não tem o mesmo sabor de rabanada em dezembro.

São as brigas postas de lado porque é Natal, e, mesmo que fique aquele ressentimento dentro da alma, a gente sorri e deseja tudo de bom no ano que vai chegar. E esse desejo é sincero.
É preparar a festa. é arrumar a casa, é ficar bonito por dentro e por fora. Os presentes são um ponto alto, é claro, mas também mostram "eu pensei em você e você pensou em mim". É Roberto Carlos na TV.
É o fio de ovos.

Vamos lembrar que o Natal não é o aniversário do Papai Noel. Vamos fazer de conta que é o nosso renascimento também. E, assim, construir dentro de nós uma manjedoura para a luz brilhar durante todo o ano novo.