98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

4.10.03



dia de são francisco de assis.
quando menina, eu li sobre a vida dele num livro deliciosíssimo, "Aventuras do Menino Chico de Assis" de Luis Jardim.
Já começa a ser bonito pelo nome do autor.
Toda a vida de francisco contada como se se tivesse passado só sua infância. Um lirismo, uma suavidade. Mesmo ele homem feito, se despojando de tudo e indo viver nas ruínas da capelinha, depois Nossa Senhora de Porciúncula, como se fosse um menino brincando de castelo com os amigos. Com ilustrações boas de se perder dentro.
E Clara.
Francisco de Assis. Na humilde opinião desta devota quase fã, o ser mais perfeito que pisou na terra até hoje. Quer dizer, ocidentalmente falando. Sim, porque Jesus era Deus e Maria, Nossa Senhora. Ele não: nasceu humano, fez farra, brigou, amou... como um jovem rico italiano medieval. Até que aconteceu com ele o que aconteceu com Sidarta, e ele acordou para um outro mundo.

Fui buscar a biografia do Luís Jardim, olha o que eu achei


:: Luís Inácio Miranda Jardim

Artista plástico e escritor, nasceu em Garanhuns, a 08/12/1901. Depois de viver alguns anos no Recife, em 1936 fixou residência no Rio de Janeiro, onde morreria a 01/01/1982. Autor de livros como "O Boi Aruá", "Proezas do Menino Jesus", "Façanhas do Cavalo Voador", "O Tatu e o Macaco"; "Aventuras do Menino Chico de Assis", entre outros.


Tive "O Boi Aruá", sobre um boi encantado que corre pelo sertão, e "Proezas do Menino Jesus", acho que a versão mais bonita do evangelho que eu já li. Não sei onde estão estes livros... Acho que no quarto da bagunça da casa da minha mãe.

tem na livraria saraiva! os três! ai que coisa tão boa... acho que vou comprar!

e olha que lindo um trecho do prefácio do Menino Jesus, infelizmente sem indicação do autor... "Os quatro evangelistas agora são cinco; o quinto é um pernambucano chamado Luís. Seu evangelho, que acaba de ser publicado, narra somente a infância de Jesus, e nisso está a primeira originalidade, pois, contando a infância, conta a vida toda, sem necessidade de relacionar os fatos da idade adulta. A segunda, e, a meu ver, maior originalidade está em que a infância de Jesus, na lição de Luís, se passa em qualquer lugar humilde, em qualquer tempo - e a gente, lendo a narrativa, começa a ver Jesus vivendo num arraial de Pernambuco, de Minas, de sei-lá-onde."