98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

7.7.03

outro dia fred me mandou um texto falando de casamento, assinado por mario quintana. o texto era quilométrico. quintana é hai-kaiko. escrevi para ele, não é do quintana. ainda mais que o escritor falava que em 98 já havia tocado no assunto. em 98 quintana já estava no céu.

agora a veja escreveu uma notinha sobre essa mania enviar de texto com autor trocado.

abre aspas

Nem tudo que chega pelo e-mail é autêntico


Crônicas e poesias de grandes autores circulam livremente pela internet. Por que não enviar leitura tão agradável aos amigos? Porque pode se tratar de uma farsa. Pablo Neruda, Clarice Lispector, Luis Fernando Verissimo são assinaturas constantes em textos que jamais assinariam. O escritor Mario Prata sofreu com um caso curioso. Uma crônica dele, que terminava com um poema de Fernando Pessoa, virou um e-mail com o poema de Pessoa e a assinatura de Prata, que acabou acusado de plágio. "Deve haver um meio de rastrear quem faz isso", espera o escritor. O jornalista Artur da Távola é outra vítima. Sua Ter ou Não Ter Namorado é uma das campeãs de circulação – mas "assinada" por Carlos Drummond de Andrade. "Essa crônica é meu maior sucesso e meu maior fracasso ao mesmo tempo", diz Artur da Távola. Conheça outros casos de falsa autoria na internet.