98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

4.7.03

assistimos ontem animatrix.
pauleira!
um trabalho excepcional. não há um episódio - são 9 - que seja dissonante, mais fraco ou de melhor qualidade técnica ou de roteiro. todos são absolutamente geniais. as técnicas de animação mudam do realista-absurdo (com luz do sol quase impossível de tão boa) a anime tradicional e técnicas meio caricaturadas. uma coisa que eu não tenho adjetivo melhor para definir: é absurda!

no fim da história ainda tem os extras. aí eu babo, baby. neguinho explicando as influências, como o roteiro foi pensado. e nos dois episódios que explicam a gênese da matrix, a luta humano X robô, o momento de reflexão da luta humano X humano: posso estar entregando a grande sacada da história, mas há uma uma seleção de cenas de violência (adaptada) que vão da china aos campos de concentração nazista, de doer o coração e tirar o fôlego.

e uma certeza, ainda que fictícia: matrix só existe porque não foram respeitadas as três leis da robótica, do isaac asimov.

1-Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.

2- Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a primeira lei

3- Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a primeira e a segunda leis