98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

11.1.03

ma-mãe, vc ia ficar orgulhosa de mim:

fiz um peixe de coco, meus senhores, que estava um espetáculo. aliás, está, pq sobrou um bocado - fiz muito mais do que o necessário para uma refeição de duas pessoas.
não é prá me gambá, deu um trabalhão, mas tá uma delícia. tanto que agora que eu acordei do cochilo pós-almoço... que só saiu mesmo às 3 da tarde :)

é gostoso esse companheirismo: eu e fred cortando cebolas e acertando o sal da comida. o peixe fica muito mais saboroso assim.

ah, e para quem tá curioso, anota aí:

peixe de coco da dona helena

2 vidrinhos de leite de coco
4 tomates (dois cortados miudinho, dois em pedaços, todos sem pele e sem sementes)
2 cebolas (uma cortada em cubinhos, outra em anéis)
1 pimentão (metade cortado em cubinhos, metade em fatias)
alho
coentro
azeite de oliva
molho de tomate (não use extrato pelamordedadá)
duas postas de peixe (badejo, cavala, cioba... tem que ser firme e ter aquele osso no meio)

esquente o azeite de oliva. coloque uma cebola picadinha, o alho, o pimentão cortadinho. espere um pouquinho, deixe dourar. aí coloque 2 tomates picados miudinho. deixe quieto, vá fazer o arroz. coloque o molho de tomate e um vidro de leite de coco. deixe subir fervura. coloque o peixe que já deve estar salgado e temperadinho com limão. muita calma nessa hora: experimente o sal, bote mais um pouco de leite de coco. espere uns minutinhos só, que peixe cozinha rápido e se você bobear ele esbagaça todo, o que não compromete o sabor do prato mas fica feio.
espete o peixe com um garfo: se a carne soltar, tá pronto. tire o peixe com cuidado e espátulas, bote numa travessa funda. deixe o molho ainda na panela e acrescente a outra cebola cortada em rodelas, os tomates cortados em pedações e o pimentão em fatias. se o dinheiro tiver mais folgadinho, jogue meio quilo de camarãozinho, daquele que a gente compra limpo e congelado. não pode cozinhar demais senão o camarão fica massudo. jogue o molho e os camarões no peixe, sirva o arroz e corra pro abraço.


ah, sim: quem quiser, usa pimenta.