98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

6.1.03

Anota aí a fórmula da felicidade

Pesquisadores britânicos acham fórmula da felicidade

LONDRES (Reuters) - Se você é feliz e sabe disso, então seu estado é o resultado de P + 5E + 3A. Dois pesquisadores britânicos disseram na segunda-feira ter achado uma simples equação para quantificar a felicidade, que poderia resumir em uma equação o estado emocional de uma pessoa.
Depois de entrevistar 1.000 pessoas, os pesquisadores -- uma psicóloga e um assessor de estilos de vida próprios -- concluíram que a felicidade é igual a P +5E + 3A.
Na equação, P corresponde a Pessoal (características da visão da vida, adaptação e flexibilidade); E para Existência (saúde, amizades e estabilidade financeira) e A representa uma combinação de auto-estima, expectativas e ambições.
A psicóloga Caro Rothwell autora da pesquisa ao lado de Pete Cohen, pediu aos entrevistados, homens e mulheres maiores de 18 anos, que elegessem situações que os fizeram mais felizes ou menos felizes de uma lista de 80 momentos diferentes.
Ao mesmo tempo, formularam uma série de perguntas sobre sua própria natureza, perspectivas e situações.
Não foi surpreendente a revelação que homens e mulheres definiram a felicidade de formas diferentes.
O clima quente, a convivência com a família e perder peso é o que mais influencia na felicidade das mulheres, enquanto o romance, as relações sexuais, os passatempos, os hobbies e as vitórias de suas equipes esportivas favoritas influenciam na felicidade dos homens.
"Essa é a primeira equação que permite às pessoas resumirem seu estado emocional", explicou Rothwell. "As descobertas revelam que certos sucessos, como uma promoção no trabalho, podem ter um impacto positivo na felicidade em geral."
O estudo foi feito a pedido de uma companhia de orientação vocacional que desejava saber o que faz as pessoas felizes.

deu no UOL. espero que essa fórmula seja de mais fácil aplicação do que as malditas fórmulas de física que nunca tiveram lugar no mundo real e me renderam algumas notas vermelhas no boletim