98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

15.9.02

e num foi por palavras escritas que eu e fred nos achamos e nos seduzimos, seu moço?

Como seduzir por escrito
[por Fernando Bonassi]

Tenho 40 anos e procuro uma história de amor. Daí que estou atirando para todos os lados (com critério, é claro!) e, resumindo, entrei na onda do relacionamento on-line. Pergunto: como manter curiosidade, interesse e sedução com a linguagem escrita? Olga, por -mail

Uma pergunta de estilo?! Gostei! Olha, o que você pergunta é o que todo escritor, até por curiosidade profissional, acaba se perguntando um dia ou outro dessa vida. Andei lendo com atenção algumas das respostas que eles deram e cheguei à conclusão óbvia de que o assunto é um deserto de unanimidade.

Agora, que tem gente capaz de deixar musas e musos completamente tontos e entregues, isso é bem verdade. Eu mesmo já derreti muito coração gelado à base de bilhetinhos e e-mails com o meu estoque de citações de Murilo Mendes, Cazuza, Sam Sheppard, Garcia Lorca, Antonio Cícero, Ana Cristina César, Torquato Neto, Alberto Morávia, E. E. Cummings, Lupicínio Rodrigues, Cartola e Caetano Veloso.

Te aconselho a mergulhar nesse tipo de autor, ouvir músicas, pedir conselhos mesmo, visitar livrarias e bibliotecas, conhecer essa gente que tem o dom mágico de fazer com que as palavras penetrem o fundo dos nossos espíritos.

Enquanto isso, penso que a atitude mais interessante é ter uma relação mais, à falta de melhor palavra, humilde com as palavras. Sirva-se delas não para causar efeito, mas para procurar traduzir com simplicidade o que se passa no seu coração.

Além disso, e tão importante quanto ser simples, é ser original. Originalidade não é um monstro gramático. É questão ética. Atendo-se a descrever com verdade (e sem muitos adjetivos, por favor!) o que você sente, dá resultado.

Se você pensa nele quando abre a janela de manhã, escreva; se você se lembra dele quando faz bolinho de chuva, escreva também; se você tem arrepios quando se prepara para entrar no chat, escreva! Escreva, escreva, escreva! Descreva para ele como o papo que vocês levam ajuda a melhorar a sua vida cotidiana, descreva os episódios que ficaram mais saborosos depois que você começou a se corresponder com ele.

Leia muito, escreva muito. É que nem sexo: quanto mais se faz, mais se aprende a gozar nas boas coisas dele.