98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

17.2.02

O que é verdadeiro em 25 afirmativas que você já ouviu e repetiu pelo menos uma vez na vida
por Mariliz Pereira Jorge

Ouvir lições de inglês durante o sono, como defendem alguns, é pura perda de tempo -a possibilidade de aprendizado é nenhuma e, no máximo, vai prejudicar o descanso. Em compensação, dar um susto em alguém com soluço pode realmente interromper a crise. No meio de tantas crenças e simpatias, algumas do arco da velha, outras bem atuais, como saber o que é verdade e o que é mito? A Revista foi atrás de especialistas e esclarece 25 dessas afirmações que todo mundo já ouviu e que nem sempre são corretas. Confira o resultado.

1. Ler no escuro faz mal para a vista.
Mito. Não existe nenhuma comprovação científica de possíveis danos ou lesões permanentes aos olhos, explica o oftalmologista da Unifesp Elcio Sato. O que pode acontecer é um cansaço visual acompanhado de dor de cabeça. "Se isso realmente fosse verdade, nossos ancestrais, que liam com o auxílio de velas ou ao lado de fogueiras, seriam cegos", diz.

2. Vegetais frescos são mais nutritivos do que os congelados.
Não mais. Desde que usadas técnicas modernas e obedecidas algumas normas, o alimento congelado fresco conservará suas qualidades originais depois de descongelado. "Produtos de marcas idôneas podem ser comprados sem medo, assim como pode-se congelar os alimentos em casa, sem prejuízo", diz Claudia Juzwiak, nutricionista do departamento de pediatria da Unifesp.

3. O tamanho do pênis do homem é proporcional ao seu pé ou nariz.
Nada a ver. "Nenhum centro do mundo decidiu pesquisar a respeito, mesmo agora, quando a sexualidade assumiu um papel importante social e cientificamente. Isso nos faz acreditar que a correlação não é observada com frequência e não existe na prática", explica o urologista Joaquim de Almeida Claro. Também não há comprovação de que anões sejam bem-dotados -já sobre orientais e negros, os boatos conferem: os primeiros levam mesmo uma pequena "desvantagem" e os segundos, uma ligeira "vantagem". "Mas isso não garante que funcionem melhor", brinca o urologista Plínio Moreira de Góes, da USP.

4. Fazer sexo antes de uma competição atrapalha o desempenho.
Mentira. Sexo pode ser até benéfico, porque é relaxante e o desgaste físico que provoca é pequeno. "É claro que isso exclui passar a noite na gandaia até as 5h, mantendo relações sexuais com parceiras diferentes", alerta Antonio Sergio Tebexreni, diretor clínico do Centro de Medicina de Atividade Física, da Unifesp.
105 calorias é quanto alguém de 70 kg gasta em uma hora de atividade sexual vigorosa, segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva (numa partida de futebol, são 1.500)

5. Camisinhas falham em 10% dos casos.
Não é verdade. No final de 2000, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) fez uma análise com 19 marcas e todas estavam dentro das especificações exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. "Quando um produto é certificado pelo Inmetro, ele é colocado no mercado para não ter falha. Acontece que, muitas vezes, os preservativos são malconservados ou usados fora do prazo de validade; a maioria das falhas, porém, se deve à inabilidade no uso", afirma Alfredo Lobo, diretor de qualidade do Inmetro.

6. Comer banana faz passar a cãibra.
Mais ou menos. Bananas não curam crises de cãimbra, mas podem ajudar na prevenção, já que são ricas em potássio, e a falta dessa substância é uma das causas do problema. A mais comum, no entanto, é a desidratação, porque perde-se água e minerais como sódio e potássio, que são importantes no processo de contração muscular, diz Fernanda Rodrigues Lima, do Hospital da Clínicas. Na crise de cãibra, o músculo entra em espasmo e não consegue relaxar voluntariamente. O que se recomenda, além de alongamentos nos músculos, é que a hidratação seja feita antes, durante e depois da atividade física. Laranja também é uma ótima fonte de potássio.

7. Musculação também queima gordura.
Sim. Dependendo da quantidade e intensidade dos exercícios, a musculação também queima gordura -porém menos do que as atividades aeróbicas. Isso ocorre porque o ganho de massa muscular acelera o metabolismo da pessoa e, se ela gastar mais calorias do que consome, acaba perdendo gordura, afirma André Leme, coordenador geral de musculação da Companhia Athletica.

8. Abdominal acaba com a barriga.
Falso. Barriga é depósito de gordura, e o corpo só passa a usar sua própria gordura como combustível em atividades aeróbicas. Os exercícios abdominais são anaeróbicos e gastam carboidratos, explica Alessandro Melo, coordenador de musculação da Reebok Sports Club. E não confunda "queima de calorias" com "queima de gorduras": caloria, qualquer atividade física (até dormir) queima. Já para queimar gordura, o corpo precisa captar oxigênio -e isso só acontece com práticas aeróbicas. As atividades mais eficientes para isso são aquelas em que a intensidade do exercício fica entre 60% e 75% da frequência cardíaca máxima e incluem caminhada acelerada, corrida, bicicleta ergométrica e natação.

9. Alguns alimentos deixam a pessoa inchada e barriguda.
Confere. Há uma série de alimentos que, se consumidos em quantidade, distendem o estômago, inchando o abdome. Estão na lista legumes como brócolis, repolho, couve-flor, beterraba e couve; grãos como feijão, ervilha, grão-de-bico, milho e lentinha; frutas como maçã, pera e pêssego, além de leite e derivados em excesso e coisas muito doces. Os alimentos fibrosos também acabam produzindo substâncias gasosas. "Quem come muita fibra, em geral tem muito gases", diz o gastroenterologista Sender Miszputen.

10. Beber líquido durante as refeições dá barriga.
Balela. Beber água ou refrigerante dietético ao comer não é aconselhável porque pode prejudicar a digestão, mas o que dá barriga mesmo é comer demais. "Toda água ingerida é eliminada pela urina. Líquidos gasosos podem distender o estômago e, dependendo da pessoa, isso se prolonga por horas, mas é passageiro", explica o gastroenterologista da USP Joaquim Prado. A não ser que o líquido seja calórico. Um copo de cerveja (240 ml), por exemplo, tem 101 calorias.

11. Calda de ameixa é bom para prisão de ventre.
Verdade. A ação laxativa parece ser decorrente de um tipo de açúcar chamado sorbitol e de substâncias fenólicas presentes na fruta. Vale tanto para a ameixa seca, rica em fibras dietéticas, como para o suco de ameixa.

12. Colocar um prego dentro de uma garrafa de vinho e tomar uma colher por dia ajuda a curar anemia.
Folclore. Anemia é uma doença que atinge essencialmente crianças de até cinco anos, com pico maior na faixa até três anos, e, em segundo lugar, adolescentes. "É uma conduta extremamente antiga, pouco eficaz", alerta Mauro Fisberg, pediatra e chefe da Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente, da Unifesp. Além disso, é potencialmente perigosa, pois não se sabe quanto de ferro é liberado no processo e, pior, pode haver contaminação por outros metais, mais tóxicos.

13. Álcool corta o efeito de antibióticos.
Lenda. "Álcool não tem esse poder", diz Antonio Carlos Lopes, da Unifesp. O problema é que quem toma antibióticos já está debilitado, e o álcool baixa a resistência e pode mascarar algum sintoma. Isso não vale para tranquilizantes, cujo efeito pode ser potencializado pela bebida, nem para os antidepressivos, em que o risco é deprimir ainda mais.

14. Sair com o cabelo molhado pode dar gripe.
Não é bem assim. Gripe de verdade, dessas de derrubar na cama, só é causada pelo vírus Influenza. No máximo, a umidade e o choque térmico provocado pela mudança de temperatura podem evoluir para um resfriado comum, segundo João Toniolo Neto, geriatra e diretor do Vigigripe. Para gripe, existe vacina; contra resfriado, não.

15. Aspartame é cancerígeno.
Mentira. Inúmeros estudos clínicos e laboratoriais comprovam que a substância não é cancerígena e pode ser consumida por gestantes sem restrições, afirma o endocrinologista Filippo Pedrinola. O aspartame é o resultado de dois aminoácidos, o ácido aspártico e a fenilalanina, que dão o sabor doce e são digeridos como qualquer proteína.

16. É possível aprender durante o sono.
Conversa fiada. Alguns métodos de ensino -os de língua principalmente- defendem essa possibilidade baseados na premissa de que os sonhos acontecem durante a fase do sono mais profundo (chamada REM, de "rapid eyes movement"), quando o cérebro também está consolidando a memória diária -logo, o que fosse ouvido na hora seria apreendido. "Além de não haver nenhuma comprovação científica, demoramos pelo menos 90 minutos para ter o primeiro sonho. A essa altura, a fita já acabou", brinca Stela Marcia Azevedo Tavares, responsável pelo Centro dos Distúrbios do Sono do Hospital Albert Einstein.

17. Prender a respiração, beber copos de água e levar susto curam soluço.
Funciona. Soluço, entre outras causas, pode ser provocado pela ingestão de líquidos ou comida em excesso, bebidas muito quentes, geladas ou com muito gás. Qualquer coisa que dificulte a respiração e, consequentemente, aumente a quantidade de gás carbônico no organismo, pode interromper a crise, pois inibe a irritação do nervo frênico, diz o gastroenterologista Arnaldo Ganc, do Hospital Albert Einstein. Dar um susto em quem está soluçando libera uma carga de adrenalina que também pode fazer o nervo voltar ao normal. Mas há soluços mais persistentes -causados por insuficiência renal, hérnias de hiato, refluxo gastroesofágico, pós-operatório com irritação do diafragma-, que, para ser curados, podem até exigir hipnose, anticonvulsivantes ou uma sonda colocada pelo nariz até a garganta. Já no caso dos anedóticos soluços dos bêbados, ainda não se sabe com precisão quais os mecanismos que os provocam.

18. O correto é respirar pelo nariz.
Verdade. As fossas nasais filtram e aquecem o ar inspirado, impedindo complicações em portadores de doenças respiratórias (asma, por exemplo). A mucosa nasal também retém bactérias, germes e partículas. Além disso, respirar pela boca pode prejudicar o desenvolvimento da mandíbula, principalmente na fase de crescimento, e comprometer a dentição e a respiração, levando a pessoa a roncar no futuro, afirma a pneumologista Sônia Maria Guimarães Pereira Togeiro, da Unifesp.

19. Mulheres que convivem muito acabam menstruando ao mesmo tempo.
Confirmado. A razão está num conjunto de substâncias chamadas feromônios, que, segundo se acredita, são em parte responsáveis pela liberação dos hormônios que enviam ao ovário o sinal de que está na hora de amadurecer os óvulos para dar início ao ciclo menstrual. A sincronia, inconsciente, se faz pelo olfato. "Os feromônios liberados podem ser captados por terminações nervosas no nariz e acabam estimulando o grupo de mulheres ao mesmo tempo. É como se elas sofressem um 'reset' e passassem a começar o ciclo ao mesmo tempo. Isto não ocorre imediatamente, mas ao longo de meses de convívio", explica o ginecologista Abner Lobão Neto, da Unifesp. Mas a convivência precisa ser intensiva.

20. Líquidos quentes no verão refrescam.
Confere. Quando está muito calor, uma bebida quente pode ajudar o corpo a se adaptar à temperatura mais alta. Apesar da quentura momentânea, há dilatação dos vasos, o corpo transpira, perde calor e se refresca.

21. Comer uma fatia de abacaxi na sobremesa ajuda a queimar as calorias ingeridas durante a refeição.
Balela. O abacaxi é uma fruta como outra qualquer, com quantidade de calorias (50, em uma fatia de 180 g) semelhante à de outras frutas. A vantagem é que comer uma fatia não engorda e dá a mesma sensação de saciedade de um doce -mas creditar à fruta (ou ao suco de limão, também ácido) o poder de queimar gordura é tolice, afirma Antonio Roberto Chacra, chefe do departamento de endocrinologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

22. Transpirar bastante emagrece.
Mito. A transpiração é resultado da atividade física, mas induzi-la de maneira artificial fazendo atividades com roupas pesadas e quentes ou enrolando plástico no corpo causa desidratação. A crença persiste porque a perda de água ocasiona uma redução de peso temporária, mas não perda de gordura real, explica Fernanda Rodrigues Lima, chefe do ambulatório de medicina esportiva do HC.

23. Alimentos cítricos provocam afta.
É verdade. Mas só para quem já tem predisposição, porque a acidez pode detonar o processo de ferimento da mucosa. Se for o seu caso, evite. Os pesquisadores também apontam hereditariedade, estresse, problemas estomacais e até ciclo menstrual como outros fatores que podem provocar um desequilíbrio no organismo e desencadear o problema.

24. Chás verde e preto são bons para o colesterol.
Incerto. Não há nenhuma comprovação de que seja realmente eficaz, diz o cardiologista Marcelo Bertolami, do Instituto Dante Pazzanese. Como os dois chás são ricos em flavonóides, poderoso antioxidante, teoricamente eles evitariam que a gordura sofresse um processo de oxidação e se transformasse no colesterol ruim. No entanto, mesmo os estudos com a vitamina E, que é considerada o melhor antioxidante conhecido, não conseguiram provar sua eficácia nesse caso.

25. Tomar Engov antes de beber previne a ressaca.
Bingo. Medicamentos do gênero inibem no organismo a fabricação de substâncias conhecidas como prostaglandinas tipo E, responsáveis pelos efeitos provocados pelo álcool quando se bebe muito: náusea, dor de cabeça e tontura. "Isso não quer dizer que dá para beber à vontade. Dependendo da quantidade, a pessoa vai ter ressaca de qualquer jeito, e o medicamento só vai ajudar a aliviar os efeitos", diz Denise de Michely, pesquisadora do Departamento de Psicobiologia, da Unifesp.

da Revista da Folha

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

no 19, conviver com que?

10:56 AM

 
Blogger stella said...

conviver, geralmente, em família, no trabalho... não quer dizer que vivam juntas.

9:15 PM

 

Postar um comentário

<< Home