98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

14.2.02

o futuro já começou...

Cientistas do Texas clonam pela primeira vez gato doméstico

NOVA YORK (Reuters) - Um animal de estimação foi clonado pela primeira vez na história. Segundo reportagem publicada nesta quinta-feira pelo "The Wall Street Journal", um programa de pesquisa da Universidade A&M do Texas, batizado de CopyCat, clonou um gato doméstico no final do ano passado.
A universidade não pretende anunciar oficialmente o feito até que se confirme que o gato é geneticamente idêntico ao original e seja saudável, disse o jornal, citando pesquisadores.
Cientistas ao redor do mundo já clonaram ratos e outros animais, como a ovelha Dolly, mas o gato do Texas pode ser o primeiro de estimação a ser clonado.
A pesquisa na área de clonagem da universidade recebeu investimentos de mais de 3,5 milhões de dólares de John Sperling, um investidor que fundou a Genetic Savings & Clone Inc.
Em troca do financiamento para o projeto da A&M, a empresa tem a opção de licenciar com exclusividade qualquer tecnologia de clonagem de animais de estimação que for desenvolvida pela universidade, disse Sperling ao jornal.
Sperling planeja oferecer a técnica primeiramente a indivíduos ricos que tentam substituir seus animais queridos, mas ele também pretende usar o procedimento para clonar animais de valor social, como os cães de busca e resgate.
Os donos de animais de estimação já estão pagando, a pelo menos uma companhia, para que armazene as células de seus gatos, cachorros e lhamas, para o caso de a clonagem dessas espécies se tornar realidade.
Segundo o jornal, a Humane Society, importante sociedade de proteção animal dos EUA, é contrária à clonagem de animais domésticos, devido ao risco de superpopulação.