98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

15.12.01

como dizia o senhor meu pai:
uns choram porque lhes batem,
outros porque não lhes dão.

não lhes dão pancada, é bom explicar.
ameaça é: "vou dar em você"
no caso: pisa, bolo de escova (bater com as costas da escova de cabelo na mão aberta, quase uma palmatória)

apanhei muito pouco do meu pai, sei as vezes nos dedos de uma mão.
aprendi logo que abrir o berreiro depressa fazia o castigo acabar.
antes disso era orgulhosa e dizia que não tava doendo. e os olhos marejados.

a vez que mais lembro foi mais psicológica.
ele pegou o chinelo e pendurou num prego, na parede.
e disse "não me dê motivos para esse chinelo sair daí".
eu virei um olho arregalado. sim, senhor.


lembro disso sem mágoa nenhuma.
era castigo de amor.