98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

20.10.01

Amanhã

Feira de livros no jóquei clube. Uêba. Vou virar criança em parque de diversão. Tomara que eu ache muitos Pitigrilli...
Ai, vcs num sabem quem é o Pitigrilli? É um escritor italiano do comecinho do século passado. Irônico, divertido, inovador. Tenho dele "Ultrage ao Pudor", primeira edição, 1930, com vários contos, e o romance "A Virgem de 18 Quilates" de 1945.
Outros livros que ele escreveu: Mamíferos de Luxo, A Loura Dolicocéfala, Vegetarianos do Amor, O Cinto de Castidade e O Colar de Afrodite.

Para deixar o povo que lê esse blog com água na boca, um trechinho de Ultrage ao Pudor, com a mesma grafia de época.

Mal uma mulher é convidada para ir á casa de um homem, faz instinctivamente um examen mental das suas roupas íntimas. Se não acceita, quer dizer que a camisa não está fresquíssima ou que as meias têm um remendozinho. A sra. Conchita, se bem que estivesse certa de não correr risco algum, fez comtudo um rápido examen, que deu optimos resultados.

E mais um, só o começo de O Máo Caminho, que está no mesmo livro:

- Pontual?
- Como um eclypse.
- E molhada como um doce em calda. Devia ter voltado á pensão para deixar o manteau e vestir a capa impermeável, mas quis ser exacta.
- Não era necessário, senhorita.
- Indispensável, acho eu, quando se vae procurar um emprego.
- Emprego? Sente-se aqui. Está com frio?
- Ao contrário, com estas pelles!
- Então depille-se e dê-mas aqui.
- Obrigada, excellencia. É a primeira vez que vejo um embaixador em seu gabinete: antes pensava que os diplomatas nem siquer tivessem gabinete e que seu trabalho consistisse em offerecer e acceitar banquetes para depois ir curar o estomago nas estações de águas.