98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

15.7.11

Olha o Anima Mundi aí, gente!

O meu festival preferido começou! Estas são as avaliações de hoje :)

Curtas 2

Accumulonimbus - EUA 
RUIM - Animação de massinha que tirou completamente a minha idéia de que animação de massinha mesmo ruim, é boa. Em preto-e-branco (tá, cinza-e-branco), esquisito no mau sentido, mensagem ecochata.

Los Tres Dedos - França 
RAZOÁVEL - Dois ladrões atrapalhados tentam roubar um museu.

Dart - Coréia do Sul
BOM - Ex-campeão de jogo de dardos trava luta mortal com uma aranha

Timing - Brasil
BOM - O trem vai  passar, homem corre tanto para pegar que fica preso fora do tempo. Com Caco Ciocler. Delicado :)

Umbra - Canadá
RUIM - e se tivesse algo abaixo de ruim, seria isso. Astronauta, eclipse do sol, pessoinhas suicidas.

Wirus - Polônia
RAZOÁVEL - longo demais, valeu pelo visual.

Matatoro - França
MUITO BOM - um touro, um toureiro

Esche Raz! - Rússia
BOM - menino e seu triciclo no começo do século 20. Não gostei do fim

Captain Awesome - The Rumble in the Concrete Jungle - EUA
MUITO BOM - tira sarro dos clichês dos heróis. Não é assim, criatiiiiivo. Valeu boas risadas :)


Curtas 3

Bottle - EUA
BOM - Ele mora na praia, ela mora na neve. A garrafa jogada ao mar leva e traz o amor.

Mendelssohn est sur le toit - República Tcheca
RUIM - não teve legendas, eu não falo francês. Entendi a história por alto, mas, né? 

L´Inventeur - França
BOM - Inventor inventa de um, tudo.

The Renter - EUA
RUIM - Mais um para a categoria "boa história estragada por falta de edição". 9 minutos? Prá quê tanto? Se perde no meio. Menino vai para uma casa no meio do nada, onde uma senhora cuida dele.

Meet Buck - EUA
REGULAR - Love Story interespécies. Vale por "The Power of Love", versão De Volta Pro Futuro

Meg mire jo a Hullamcsat? - Hungria
REGULAR - Uma história legal sobre as utilidades de um grampo de cabelo estragada pelo fim.

The Flower of Sabi - Coréia do Sul
MUITO BOM - animação primorosa, história bem redondinha, final poético

Bomtempo - Brasil
MUITO BOM - o clima está mudando muito rápido no mundo inteiro...


Curtas 6

Furico e Fiofó - Brasil
EXCELENTE - história de dois meninos de rua no Rio do comecinho do século 20. A sacada da animação antiguinha foi perfeita.

Kanal - Polônia
REGULAR - moça vai ao dentista fazer um canal e aí...

Salesman Pete ant the amazing stone from outter space - França
REGULAR - França? Os créditos estão certos? Jurava que era EUA. História brinca com clichês de super-herói. O Captain Awesome foi melhor.

Mumkim Boukra - França
REGULAR - pois é, de tão na média, esqueci a história

Wywijas - Polônia
BOM -  moço vira a meia do avesso e começa a virar tudo pela casa. a xícara ficou bem legal.

Golpe de Espejo - Chile
RUIM -  Animação psicodélica sobre o golpe do Chile. Uma sopa de clichês. 22 minutos que duraram, sei lá, três dias. Marcos me disse que um filme de 22 minutos é classificado como média metragem. Quase saí na metade. O único ponto bom são as entrevistas, onde a filmagem com as pessoas ganha uma animação diferente a cada entrevistado. 22 minutos, eu disse. Seria bom se durasse cinco minutos e tirasse aquela viagem de uma pomba que voa e se transforma na bandeira do Chile que se transforma num feto que se transforma em mulher grávida que se transforma em...

Parigot - França
BOM - Garçon e mendigo lutam por uma entrega de comida. A corrida pela cidade lembrou um pouco aquela animação dos polvos, Oktapodi, de 2009


Então, o que eu achei?

Mesmo sendo o primeiro dia, teve muita coisa errada, o que não acontecia nos anos anteriores. Diversos filmes não tiveram legenda em português, e um - Mendelssohn est sur le toit - República Tcheca - não teve legenda nenhuma, o que dificultou muito a compreensão da história. Duas sessões começaram bem atrasadas, também.

E o Globo, que sempre deu destaque à mostra, deixou só duas páginas no caderno RioShow - e não colocou a programação toda.

Quanto aos filmes, acho que o Anima Mundi tinha que ter novas classificações. Além do Ruim, Razoável, Bom, Muito Bom e Excelente, os filmes desta sexta no Arteplex Unibanco mereciam mais algumas categorias:

(  ) Longo demais
( ) Viajou
( ) Esquisito
( ) Sopa de Clichê
( ) Tá falando sério?

Sinceramente, quem aprovou o média-metragem Golpe de Espejo para esta mostra?

2 Comments:

Blogger NoEnoughtWords said...

Eu ri de como você desmereceu alguns trabalhos alheios por não conseguir permear a frequência que alicerça o preceito e o escopo. Tá, é a tua opinião, mas, sinceramente, acho que o quê destrói qualquer dissertação crítica sem perdão - A MEU VER - é a extrema parcialidade, sem que se deixe, pelo menos, 10% da crítica de cada um para uma disposta imparcialidade. Você criou um verdadeiro maniqueísmo. E desde quando o clichê é ruim?

7:25 PM

 
Blogger stella said...

ô, criatura, eu tou no meu blog, eu falo o que eu quero embasada no que eu sinto. dane-se o escopo, o maniqueísmo e o clichê. não faço dissertação em um trabalho técnico. se você não gostou, porta da rua, serventia da casa: aperta o botãozinho vermelho com o X e tchau.

8:01 PM

 

Postar um comentário

<< Home