98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

3.5.04

eu não queria falar desse assunto, mas está entalado na minha goela.

o que os soldados ingleses e americanos fizeram com os prisioneiros de guerra iraquianos é desumano, é absurdo, é vergonhoso, mas é aprovado pelos superiores deles.

como eu posso afirmar isso, com todas as letras?

simples.

quem faz uma coisa escondida, quem sabe que está agindo errado, quem tem certeza de que será punido pelo que fez não tira foto rindo ao lado de um homem amarrado nem tira foto urinando num prisioneiro caído. muito menos faz foto daquela pilha de gente viva - que remeteu imediatamente aos corpos de judeus no holocausto.

os soldados americanos e britânicos fizeram isso porque sabiam que sairiam impunes e que teriam boas risadas a dar quando falassem disso entre eles.

eles só não esperavam que as fotos vazassem.

e, infelizmente, me contradigo aqui: o que eles fizeram não é desumano. é humano, sim. a pior parte do homem: o animal bruto, o que se compraz com a desgraça que inflinge. assim são os nazistas, assim eram os conquistadores espanhóis no méxico, assim era átila, gengis khan, os que mataram tim lopes e tantos outros.

humanos, como eu e você. só que soltaram o monstro que existe dentro de nós, de mim, de você. e agora, graças a Deus, alguns vão pagar por isso.

e nós, que soltamos nossos monstros em ironias nem tão finas, em fofocas maldosas, em raivas imensas e vontades que os outros se danem, olhamos os monstros explícitos e temos nojo.

porque nos reconhecemos neles.

tanto nos humilhados como nos agressores.

porque somos humanos, todos.

vamos lutar para afastar de nós esse monstro. vamos lutar para que o opressor não vença.

seja ele um soldado britânico, um soldado americano, eu ou você.