98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

18.9.03

Foi matéria hoje, no caderno Equilíbrio da Folha de São Paulo, e é sempre útil saber como ajudar!


Guia de primeiros socorros

Acidentes com a coluna
Evite mover o paciente. Prefira a ajuda de uma pessoa especializada, que encaminhará o paciente ao pronto-socorro.

Alergias
Se a região do corpo ficar vermelha e inchada, faça compressas frias. Se sentir falta de ar, os olhos lacrimejarem e muita coceira, há risco de fechamento da glote, o que impede a respiração. Nesse caso, corra para o pronto-socorro o mais rápido possível.

Convulsão
Deite a pessoa no chão, vire-a de lado para evitar que engasgue com a própria saliva ou com o vômito e afaste os objetos em volta para evitar que ela se machuque enquanto se convulsiona. Tente prender a língua dela com um lenço para evitar que a morda. Mas cuidado para não ficar com os seus dedos presos nos dentes dela. Parando ou não de convulsionar, leve-a ao PS para investigar a causa da convulsão e avaliar se houve outros danos no corpo.

Cortes
Se o corte for muito profundo, coloque um tecido para estancar o sangramento e procure o PS. Não faça o torniquete - apertar com corda ou cinto a região que está sangrando.

Corte com amputação
Coloque a região afetada no gelo e faça compressão para estancar o sangue. Vá ao Pronto Socorro, levando a parte amputada, acondicionada no gelo, para ser usada em um reimplante.

Dentes
Se o dente caiu inteiro, com a raiz, deve ser colocado em ambiente úmido para preservar a raiz (soro fisiológico ou, na falta deste, leite) e levado o quanto antes para ser reimplantado por um profissional. Se caiu apenas um pedaço do dente, leve-o para o dentista, mas não precisa colocá-lo em solução. Se o pedaço não puder ser colado, poderá servir de molde para uma reconstrução.

Desmaio
Se você sentir que vai desmaiar, deite-se e levante as pernas a uma altura de 45 graus para aumentar o retorno do sangue ao cérebro. Outra opção: sentado, coloque a cabeça entre as pernas. Em ambos os casos, respire fundo e pausadamente para aumentar a oxigenação dos pulmões. Mas, se a pessoa ao lado desmaiou, primeiro verifique se ela está respirando. Em caso afirmativo, deixe-a o mais confortável possível, afrouxando a gola da roupa, por exemplo, e espere que acorde para ir ao Pronto Socorro investigar a causa.

Dor abdominal
Pode ter várias causas, como apendicite, cólica renal ou gases. Evite a automedicação. O ideal é consultar o médico da família. Na falta dele, procure o pronto-socorro.

Dor no peito
Uma forte dor no peito que irradia para as costas e para o braço é sinal de infarto e pede assistência imediata. Se o acompanhante souber fazer massagens cardíacas e respiração boca-a-boca, faça enquanto a ambulância não chegar ou a caminho do hospital. Quanto mais rápido for o atendimento, menores serão as seqüelas.

Engasgamento
Não bata nas costas da pessoa. Ajude-a a tossir. Se a pessoa não conseguir respirar, abrace-a por trás e pressione a barriga para ajudar a expelir o objeto que está bloqueando a passagem respiratória. Se ela perder a consciência, leve-a rapidamente ao PS.

Hipertensão arterial
Os aparelhos digitais usados para medir a pressão em casa nem sempre são eficientes. Se indicar uma pressão muito alta, é melhor ir ao pronto-socorro antes de tomar o remédio.

Infecção urinária
Urinar com ardor pode ser sinal de infecção, facilmente tratada com antibiótico. Porém, se não for tratada, pode provocar dano aos rins. Se a consulta médica estiver marcada para uma data muito distante, procure um PS para avaliarem a infecção.

Inseto no ouvido
O fundamental é não tentar tirar o inseto do ouvido colocando álcool ou água, por exemplo. Vá imediatamente ao pronto-socorro, pois somente um especialista, com instrumentos específicos, pode tirar o inseto sem afetar a região, principalmente os tímpanos. Ajuda colocar luz (uma lanterna, por exemplo) próximo ao orifício do ouvido para atrair o animal.

Intoxicação infantil
Quanto menor a criança, mais grave é o caso de intoxicação. Os tóxicos mais comuns são produtos de limpeza e de higiene e medicamentos em excesso. O melhor a fazer é correr para o PA, de preferência levando a embalagem do produto ingerido. No caminho, ligue para o Centro de Controle de Intoxicação (tel. 0/xx/11/5012-5311), onde um especialista poderá informar o melhor procedimento enquanto não ocorre o atendimento. Não induza o vômito: alguns ácidos podem queimar o esôfago se o vômito for provocado. É melhor esperar a orientação médica.

Introdução de objeto
Se uma faca atravessou a mão ou se, para evitar um tombo, a pessoa acabou colocando a mão em uma grade de rua e esta atravessou o membro, por exemplo, não faça nada. Nunca retire o objeto. Isso pode deixar um orifício e provocar uma hemorragia. Espere um profissional chegar ao local para remover o objeto. Se o objeto for móvel, vá com ele para o PS.

Queimaduras
No caso de queimaduras, a primeira coisa a fazer é lavar a região com água fria e sabão. Depois, coloque gelo. Se a pessoa sentir frio, pode usar um cobertor, mas evite colocar qualquer coisa sobre a queimadura. A pele é uma camada de proteção do corpo. Se for queimada, abre-se uma porta para infecções. Para evitá-las, vá na hora para o pronto-socorro. Se a queimadura tiver sido provocada por produto químico, leve-o para o PS.

Torções e fraturas
Em caso de torção em qualquer parte do corpo, deve-se colocar gelo e comprimir o local. Depois, procure um serviço de emergência para checar se houve fratura. Em caso de suspeita, o mais importante, antes de procurar ajuda, é imobilizar a região. Fraturas podem deixar lascas nos ossos, as quais podem cortar os vasos ao redor. Para imobilizar a área, pode-se usar até um papelão enrolado em forma de calha e amarrar com corda ou fita crepe. Quanto menos mexer o membro, melhor.


mais aqui