98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

2.6.03

chegou junho. o mês mais lindo do ano, que tem festa de são joão.
gosto mais de são joão do que de carnaval, natal, ano novo. só perde pro meu aniversário.

junho começa com frio e cheiro de pólvora. incrível como cheiro de pólvora e de madeira queimada me faz feliz: os fogos e as fogueiras, os balões subindo. o trabalho de descascar espigas de milho, de fazer comidas, os risos.

e em 21 de junho é o aniversário do meu pai, iniciando os festejos.

as bandeirinhas de papel de seda coladas com farinha de trigo misturada com água - o grude clássico lá de casa.

junho. fogueiras, risadas, estrelinhas, peido-de-véia, vulcão. e sempre alguém com um bombril aceso amarrado num cordão girando girando girando.

as crianças e a quadrilha. com a filha de joão antônio ia se casar.

a roupa de matuto, as sardinhas pintadas no rosto com hidrocor. chapéu de trancinha, batom bem vermelho.

as adivinhas, uma vez enfiei a faca na bananeira à meia-noite, que medo, no quintal escuro, para ver a letra do meu futuro marido. rezando o salve-rainha até mostrai. choveu, não teve letra.

junho é o mês das saudades mais lindas.