98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

18.3.03

desde a guerra do golfo que eu penso nos minaretes de bagdá. nos gênios escondidos em lâmpadas mágicas, nas princesas envoltas em véus, em pobretões audaciosos e malandros que escalam as paredes dos haréns.

e aí eu li ramandã, de neil gaiman.

uma história de como bagdá e sua era de ouro foram dadas de presente pelo sultão a sandman. e como essa bagdá dos desertos dourados e dos oásis vai permanecer não importa quantos bombardeios ocorram.

é por essa bagdá que eu me encantei, lendo as histórias das mil e uma noites versão infantil, conhecendo as aventuras de simbad o marítimo e a cidade de bássora (ou basra). e eu guardo califas e grãos-vizires num lugar especial no meu coração, junto com os djins que podem ser maus.

terça passada o sbt passou um filme chamado mil e uma noites (arabian nights). gravei para ver mais tarde, e é ótimo, não sei como não passou no cinema. tem vanessa mae de princesa do aladim e john leguizamo de gênio da lâmpada.
seria uma sessão da tarde das clássicas. delicioso.

Ah, Allah, meu bom Allah, põe juízo na cabeça desse povo.