98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

27.2.03

e Serginho, do Coentro, me lembrou de quando eu era criancinha, assim, e chorava muito quando alguém cantava essa música. aliás, essa música e assum preto. eu chorava de dó dos passarinhos, da menina, enfim: desde pequena sou sentimental demais...

SABIÁ LÁ NA GAIOLA
Mário Vieira / Hervê Cordovil

Sabiá lá na gaiola
Fez um buraquinho
Voou, voou, voou, voou
E a menina que gostava tanto do bichinho
Chorou, chorou, chorou, chorou

Sabiá fugiu pro terreiro
Foi cantar no abacateiro
E a menina vive a chamar
Vem cá, sabiá, vem cá

A menina diz soluçando
Sabiá, estou te esperando
Sabiá responde de lá
Não chore que eu vou voltar


ASSUM PRETO
(Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira)

Tudo em vorta é só beleza
Sol de abril e a mata em frô
Mas assum preto, cego dos óio
Num vendo a luz, ai, canta de dor

Foi tarvez por inguinorânça
Ou mardade das pió
Furaram os óio do assum preto
Pra ele assim, ai, cantar mió

Assum preto véve sorto
Mas num pode avoar
Mil vez a sina de uma gaiola
Desde que o céu, ai, pudesse oiá

Assum preto, o meu cantar
É tão triste como o teu,
Também roubaro o meu amor
Que era a luz, ai, dos óio meus



mais tarde: na música do sabiá da gaiola eu chorava de pena da menina chamando o sabiá. é que eu tinha uma craúna chamada Popiti que vivia fugindo e voltando. fugiu tanto que foi embora de vez. aí eu ouvia essa música, lembrava de Popiti e abria o berreiro.
Popiti tinha esse nome pq cantava assim: popiti, popiti, popiti, popiu! fiu, fiu!
ah, quem não sabe o que é craúna, é um pássaro preto, que também pode ser chamado de graúna (a cor dos cabelos de iracema, pois é.)