98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

2.2.03

18 anos de Chaves ou é tão ruim que é bom

'Chaves' continua firme e forte no SBT
do UOL

Lá vem o Chaves, Chaves, Chaves...
É com essa musiquinha que - há mais de 18 anos - crianças se preparam para assistir ao programa do SBT que está a mais tempo no ar. Transmitido desde 1984, "Chaves" faz grande sucesso e mantém a audiência também com os adultos que cresceram assistindo às trapalhadas de um garoto pobre e faminto que vive dentro de um barril.
O seriado atinge, em média, 12 pontos no IBOPE durante a semana e já derrotou programas da Rede Globo como "Malhação" e "Mais Você". Desde dezembro do ano passado, o SBT está transmitindo "Chaves" aos sábados, em horário nobre, à partir das 21h. Porém, não é certo que a série continue regularmente aos sábados. Segundo a assessoria de imprensa da emissora, os episódios ficam no ar até o final de fevereiro, mas depois disso algum programa pode entrar em seu lugar.
O curioso é que o sucesso de Chaves (originalmente 'Chavo de lo Ocho') no Brasil começou "sem querer querendo", como diz o próprio personagem que dá nome ao programa.
Os episódios foram comprados por Silvio Santos como parte de um pacote oferecido pela rede de TV mexicana Televisa. Para poder licenciar as novelas que inundavam o canal na década de 80, o SBT foi obrigado a comprar o seriado. Nunca ninguém imaginou que um produção tão simples e antiga pudesse fazer tanto sucesso com as crianças e adultos brasileiros.

Tudo começou...
O criador de Chaves e todos os outros personagens do seriado é o ator e escritor mexicano Roberto Gómez Bolaños, também conhecido como Chespirito. Bolaños nasceu em 21 de Fevereiro de 1929, na Cidade do México, e ficou famoso em seu país natal na década de 60, escrevendo roteiros para programas de televisão.
Em 1968, ganhou um espaço para ter seu próprio programa de TV e dois anos depois criou o personagem Chapolin Colorado. Em 1969, criou o Chaves do Oito. Ambos personagens tiveram grande aceitação entre as crianças e a emissora decidiu dar-lhes características de seriado com um dia da semana para cada um, com meia hora de transmissão em horário nobre. Chaves e Chapolin também tiveram grande sucesso em outros países da América Latina como Peru e Colômbia. Atualmente, Bolaños trabalha como diretor geral de Televicine, companhia produtora de cinema da empresa Televisa.

Elenco:
Chaves (El Chavo Del Ocho) - Roberto Gomez Bolaños
Chiquinha (Chilindrina)- Maria Antonieta de Lãs Nieves
Quico (Kiko)- Carlos Villagrán
Seu Madruga (Don Ramón) - Ramón Valdez Castillo
Dona Florinda (Doña Florinda) - Florinda Menza
Professor Girafales (Professor Jirafales) - Rubén Aguirre
Dona Clotilde (Doña Clotilde) - Angeline Fernandes