98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

17.12.02



Lygia Bojunga Nunes. se você nunca leu, tá esperando o quê?

Recomendo começar com A Bolsa Amarela. A história da Raquel e de seus amigos é a da gente também. Às vezes a gente precisa descosturar uns pensamentos que amarraram na nossa cabeça... e todo mundo aqui já deve saber que a vida com amigos é muito melhor.

Depois, leia o Sofá Estampado, com as histórias de Vítor, um tatu que não quer trabalhar na empresa do pai e acaba garoto propaganda na agência da dona Popô, uma hipopótama publicitária que só pensa em dinheiro.

Corda Bamba é para momentos de coragem. Maria vivia no circo com os pais, só que eles morreram num acidente na corda bamba. Ela foi viver com sua avó, que teve sete maridos e é uma socialite rica e cheia de idéias de como Maria deve ser. Maria tem que sobreviver ao amor da avó (é barra) e vai criando sua vida andando na corda bamba que a levou para um lugar onde suas lembranças estão atrás de portas... e seu futuro também...

Angélica, pois é. Angélica é uma cegonha, a única na família que o nome não começa com Lu. Como nos livros acima, Angélica precisa saber como ser ela mesma num mundo que diz que ela não pode ser diferente dos outros. Participação especial de Porto, o porco envergonhado.

O Abraço. Não é para criança ler. Trata do lado escuro das fascinações e do que acontece antes e depois de um estupro.

Livro. Lygia fala dela e do livro. é uma conversa sem personagens, com carinho transbordante.

A Casa da Madrinha eu não li.

Fazendo Ana Paz. Para quem se perguntou, uma vez na vida, como que se escreve um livro. Lygia e Ana Paz, uma autora e uma personagem, se conhecendo e brigando e crescendo através da história que vai se fazendo...

Meu Amigo o Pintor - e como que a gente fala de morte para crianças? e o pior, quando é suicídio?

Tchau - contos. O meu preferido é o da escritora que transformou muita coisa que sentia (e não sabia como lidar) em história.

Seis Vezes Lucas - não li

A Cama - não li

Feito à mão - não li

Nós Três - Rafa foi passar as férias na casa de uma amiga, escultora. Lá ela conheceu um marinheiro que só tem um braço pq o outro o tubarão levou, e ficou amiga dele. A escultora se apaixonou pelo marinheiro. Aí uma coisa acontece, que só Rafa sabe e conta no ouvido da estátua que a amiga fez do marinheiro.

Paisagem - Paisagem tem um personagem que eu queria ser: o menino que mora em Santa Tereza e fica amigo da escritora Lygia Bojunga Nunes, que tava morando em Londres durante este livro.



Os que eu li, exceto O Abraço, eu tive e dei de presente para minhas sobrinhas quando casei e vim pro rio. na hora pareceu o certo a fazer, uma forma de estar perto. hoje morro de saudade (estão todos rabiscadíssimos, por mim e por um bando de amigos) e tenho vergonha de pedir de volta (quem dá e torna a tomar vira as costas para o mar...)

E uma vez eu escrevi para a Lygia e ela me respondeu, num cartão postal muito florido, lá de londres. Guardei tão bem guardado que perdi.

1 Comments:

Blogger VaneideDelmiro said...

Lygia é tudo de bom! Leitura imperdível em qualquer idade.

12:40 AM

 

Postar um comentário

<< Home