98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

30.12.02

fazia tempo que eu não publicava textos dela! amy chavez é uma americana que mora no japão, e essas são algumas das suas aventuras...

abre aspas


Um país obcecado por seus hobbies

Tenho procurado melhorar meu status junto à minha comunidade freqüentando clubes como o "clube da compota" e eu gostaria de fazer mais, porém tenho medo de assumir compromissos. No Japão as pessoas levam tudo muito a sério, inclusive passatempos, com um rigor que sobra pouco tempo para coisas como higiene pessoal, alimentação, sono.
Japoneses são frenéticos com tudo que fazem.
Não é exagero.

Quando meu vizinho Kazu veio me convidar para juntar-me ao grupo dele de zenidaiko eu recusei. Disse que tinha muito prá fazer.
Zenidaiko é um espetaculo que usa bambus, com guizos, que se batem uns nos outros para fazer sons.
Como Kazu continuava na minha porta resolvi dizer que seria impossível, já tinha muito o que fazer.
Então ele fez aquele olhar que diz "vc não pode conseguir algum tempinho ? E aqueles minutos que vc passa escovando os dentes?"
E eu disse: 'Bem, eu acho, talvez eu poderia...'

No salão de zenidaiko, cheio de velhinhas que me receberam com sorrisos e um par de pauzinhos de bambu, uma delas me disse: "Mês que vem temos uma competição ! Por favor, participe!"
"Competição ? Eu nunca fiz isso antes !"
"Basta praticar bastante!" me prometeram ao me passarem um videotape que ensinava zenidaiko em 25 lições.
"Praticar? Eu não tenho tempo pra isso!"
Como eu era a única mulher ali que não havia alcançado a menopausa, também devia ser a única a ter um emprego de período inteiro. Então as velhinhas me deram um olhar do tipo "você não tem um tempinho pra gastar ? E aqueles minutos que você passa cozinhando ?'

Se eu mudasse minha dieta para líquidos, eu teria mais tempo para praticar zenidaiko. A cada manhã eu prepararia um balde de sopa com um grande canudo deixando-o perto da porta, assim eu poderia me alimentar quando saisse ou chegasse em casa.

'Bem, está bem...' eu disse.
'E o preço dos pauzinhos é 20.000 yen (R$489)
'Mas eu não tenho este dinheiro agora !'
Então eles deram aquele olhar que diz "Você não guarda algum dinheiro na poupança para sua aposentadoria ?'

Na manhã seguinte, depois de me tornar membro do grupo de zenidaiko , estava correndo para pegar o onibus das sete para o trabalho quando encontrei Amano-san, o prefeito da ilha.

'Bom encontrá-la ! Temos um encontro de moradores de ilhas ao redor do mundo neste fim do ano. Decidi que você pode ensinar inglês para a comunidade, uma vez por semana !'
"Mas eu não tenho tempo pra ensinar inglês !"
Então ele fez aquele olhar "Você é jovem e não precisa de oito horas de sono por noite ! Precisa?"
E eu me peguei dizendo a seguir: "É, eu acho que poderia.'

Será que eles permitiriam que eu levasse meu balde de sopa para a classe ?



fecha aspas