98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

2.3.02



Linguagem corporal

Começou discretamente: uma estrelinha aqui, um ideograma ali, uma florzinha acolá, sempre em locais fáceis de cobrir com a roupa ou com o cabelo. Aí, o modismo se vulgarizou e, para continuar a causar efeito, as tatuagens foram aumentando, aumentando – até chegar aos atuais desenhos enormes, que dificilmente passam despercebidos. E não é só coisa de moderno ou de membro da Yakuza, a máfia japonesa. Nos estúdios especializados no assunto, é cada vez maior o número de gente comum, sem nenhuma ligação com as tribos tradicionais dos tatuados, que decide "fechar" as costas todas ou um braço inteiro com uma única pintura, gigantesca, ou uma série delas. "As pessoas passaram a procurar desenhos maiores e exclusivos, que as diferenciem. E querem mostrá-los, como uma jóia", analisa Sérgio Maciel, o Led's, presidente do Sindicato (isso mesmo) dos Tatuadores de São Paulo. Embarcam na atual onda tatuadora, entre outros, os muito malhados, os roqueiros e, claro, a turma que adora seguir a moda à risca. Na surda disputa pelo maior desenho, ganha a apresentadora Tathiana Mancini: com 1,77 metro de altura, ela estampou há dois anos um dragão de 1,12 metro de comprimento enroscado no dorso (tem ainda uma mandala indiana ocupando todo o pé direito). "Acho as costas uma parte do corpo muito sexy e decidi usá-las como tela mesmo", diz, nada arrependida. É seguida de perto pelo marido, o produtor de eventos Coy Freitas, dono de uma gigantesca tribal "no estilo das Ilhas Marquesas, na Polinésia Francesa", que ocupa o braço direito, do dedo mindinho à nuca. "É uma obra de arte. Você não dobra a esquina e vê alguém com o mesmo desenho", exalta.
Outra adepta pioneira, a modelo Marina Dias, 25 tatuagens, grava pelo menos uma nova por ano (estamos em março e ela já fez duas). "É como cirurgia plástica – quem gosta sempre põe um pouco mais de silicone", compara.

da Veja

um dia ainda crio coragem e tatuo o S de Sandman. só não sei aonde, embora ache a nuca um lugar legal, mas tenho medo de doer muito...