98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

22.12.01

Tirei esta coluna do UOL. Achei o máximo!

Elas são demais
Luiz Caversan


22/12/2001

Apesar de toda a vulgarização apoiada pela mídia, muito além da estética bunda-e-peito que prevalece como a sua imagem "oficial", eis que a mulher brasileira rompe o primeiro ano do novo milênio por cima da onda.

De qualquer onda: seja a do uso do corpo como meio de ganhar dinheiro, seja a dos machistas renitentes que querem ainda teimam em achar que o lugar delas é na cozinha.

Não, a mulher brasileira é uma guerreira e está botando pra quebrar.

Você viu o que dizem os dados do novo censo do IBGE?

Não?

Então saiba que:

1 - as mulheres já compõem a maioria da população brasileira na faixa dos 20 anos de idade. Ou seja, a faixa em que as lideranças se consolidam, as personalidades se forjam. São a maioria de quem estará mandando daqui a pouco.

2 - Por falar em mandar, saiba que já é a mulher quem manda em um quarto das moradias do país. Sim, é a chefe de família de uma em cada quatro casas brasileira.

3 - A mulher conquistou mais autonomia financeira, mais independência, mais liberdade; pode assumir sua família e não está mais em situação tão subjugada. Quem diz isso não sou eu, não, mas sim Ana Lucia Saboia, chefe da Divisão de Indicadores Sociais do IBGE, baseada em números do censo.

4 - 51% das chefes de família tem entre 35 e 60 anos, 38% não possuem mais do que três anos de estudo e 53% ganham menos do que dois salários mínimos. Quer dizer: elas estão na luta faz tempo e estão vencendo apesar da dificuldade em se manterem com pouca instrução e ganhando menos que o homem.

5 - Subiu 35% o número de crianças pequenas que vivem em lares comandados por mulheres. Conclusão: além do mais elas estão cuidando do futuro do país.

Por isso tudo é que quero deixar aqui, neste começo de verão e já em pleno Natal, minha homenagem à mulher brasileira. Uma lutadora que merece o respeito e a admiração de todos nós.

Feliz Natal e obrigado pela sua dedicação e sua luta.