98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

27.11.01

Mário Souto Maior

Mario Souto Maior foi um grande folclorista pernambucano. Encontrei o site dele e resolvi copiar um trecho que fala da Semana Santa.
Sabe pq eu escolhi este tema? É que não me acostumo, não tem jeito, ao povo que vai a show na Sexta-Feira da Paixão só pq é um feriado... Que coisa... até parece que vai morrer se ficar um dia em casa...

Abraspas

CRENDICES

Os ramos distribuídos pelo vigário no Domingo de Ramos, depois de secos eram queimados com a finalidade de amainar os temporais, os relâmpagos e os trovões. Uma série de coisas não deveriam ser feitas durante toda a Semana Santa por serem consideradas pecaminosas:

Olhar-se ao espelho, usar rouge, batom e qualquer perfume, por serem sinais de vaidade.

Tomar banho. Vendo o próprio corpo nu, alguém poderia se lembrar de outras coisas e pecar por pensamentos.

Namorar, cantar, dançar, assobiar, por serem sinais de alegria e Nosso Senhor passou toda a semana sofrendo.

Manter relações sexuais durante a Semana Santa era o maior de todos os pecados, principalmente na Sexta-feira da Paixão. O homem que assim procedesse, solteiro ou casado, ficaria impotente para o resto da vida e a mulher ficaria incapacitada para gerar filhos. E se nesse dia um filho fosse gerado, ele nascia com o Cão-no-couro e seria infeliz até o fim de seus dias.

Beber, embriagar-se, faria com que a pessoa nunca mais recuperasse o juízo.


ALIMENTAÇÃO

Antigamente, não se comia carne durante toda a Semana Santa. Depois, com a evolução dos costumes, é que a Igreja foi diminuindo não somente os dias de abstinência como também os de jejum. Era quando seu Bernardino, que era muito mais comerciante do que mesmo católico, arriscava um palpite com certa reserva:

"Eu acho que esse negócio de não comer carne durante a Semana Santa foi invençãozinha de São Pedro, que era pescador..."

Nos açudes das fazendas eram organizadas pescarias de tarrafas que começavam de madrugada. As traíras, os carás, as curimatãs e as piabas obedeciam à seguinte divisão: 1/3 para o pescador e 2/3 para o dono do açude.

Nos poços do rio eram pegos gordos muçus que, preparados com molho de coco, são uma delícia.

Bem que quase todos observavam os preceitos da Semana Santa, com relação à alimentação. Não se podia comer doce nem chupar cana, pois durante a semana Nosso Senhor estava bebendo fel. Era uma falta de caridade, de respeito e de tudo.



Fechaspas