98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

16.10.01

Sobre cachorros, sobre pessoas

Quando o Zion veio para casa, com 40 dias de idade, obviamente errou o lugar de fazer xixi várias vezes. Toda vez que ele fazia no lugar errado, ouvia um não [mas não precisa gritar!] e era conduzido ao lugar correto e *informado* que aquele era o lugar adequado [é isso mesmo... eu converso com os cachorros!]. Quando a gente estava brincando na sala ou no quarto e eu percebia que ele queria fazer xixi [ele começa a cheirar o chão procurando o lugar certo], já o pegava e o levava para o jornal e, assim que ele fazia as necessidades no lugar certo, eu fazia uma festa e ele até ganhava biscoito. Em uma semana ele já conhecia o lugar, mas ainda errava de vez em quando, isso é normal. Em um mês, ele ouviu muito mais elogios do que "nãos" e nunca mais errou o lugar.

E foi assim que eu ensinei tudo mais que ele sabe fazer: elogiando a atitude correta, ao invés de esperar o erro para punir.


Blog da Lia