98 Telinha e seus gatinhos

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

28.4.06

clube das mulheres


hoje eu peguei o vagão das mulheres no metrô do rio.
pois é. tem uma lei que determina que, nos horários de rush da manhã e da tarde, o segundo vagão é exclusivamente feminino, por questões de assédio e quetais.

então.

na frente do vagão, na estação, tem um guardinha orientando. mas não tem guardinha em todas as estações, porque de vez em quando aparecia um gaiato. ou um desavisado, como o senhorzinho que entrou e quis ficar do meu lado. eu, que sou uma cidadã obediente às leis, falei logo que aquele era o vagão das mulheres e que homem não entrava. o cabra se espantou, fez cara de ué e saiu.

em outros momentos, uns adolescentes entraram e ficaram na porta, com cara de deboche. a mulherada chiou, umas acharam engraçado, mas fazer ninguém fez nada. sei lá, gritar "fora! fora" ou "viado! viado!" mas não. uma ainda comentou do meu lado "não se pode criticar, eles gostam de mulher e homem tá em falta"

rio de janeiro, isso é a tua cara.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

eu nao entendo porque nao fizeram 1o uma campanha de conscientizacao antes. algo do tipo "pega-tarado". seria mais eficiente e mais logico.
isso do vagao das mulheres eh como pegar a mulher com o amante no sofa e tirar o sofa da sala.

10:36 PM

 
Blogger Gisele Scantlebury said...

Cecilia, ri muito do seu comentario sobre tirar o sofa. Mas, concordo com voce. Nao ataca-se o problema, mas cria-se uma solucao que ate parece sem pe nem cabeca. Onde ja se viu disso? Ai, se voce viaja acompanhada vai para o vagao visto. Seu namorado/marido se irrita com alguem assediando voce e la vai a confusao! Ou seja, o vagao exclusivo nao eh tao eficiente assim. Mas, pelo menos, ja se pensa em algo, ne?

10:33 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Esse vagão pra mulheres não deu certo em nenhum lugar do mundo, por que daria aqui no Rio?
Acho um absurdo. Campanha de conscientização contra abuso e/ou guardinhas mulheres de olho na macharada assanhada seria bem mais eficiente.

2:04 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Autora da notícia e demais comentaristas do blog,
Sou estudante de História da UFRJ, e no momento estou realizando uma pesquisa sobre o vagão das mulheres: o impacto que ele teve na sociedade, a opinião dos homens..
Gostaria de fazer uma entrevista com alguma de vocês, não é nada muito complexo, e nem longa..Por favor, para quem estiver diposta, meu nome é Rosa e o meu email rosinhav@hotmail.com...
Agradeço a atenção,
Beijos

11:44 AM

 

Postar um comentário

<< Home